Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problemas com o resultado do teste de wilcoxon de forma isolada

A duvida é a seguintes: E se depois do tratamento a o consumo de cigarro aumenta-se? Ou seja, a média do depois for maior que a média do antes. A hipótese nula também seria rejeitada por não haver igualdade, certo? Então, esse resultado do teste deve sempre ser avaliado juntamente com as médias para saber se teve ganho ou não com o tratamento? Ou outros fatores devem ser observados?

2 respostas

Alguém?

solução!

Pelo que pude compreender, com a aula e o artigo Wilcoxon, Frank (1945), seu entendimento está correto. O teste de Wilcoxon somente é capaz de informar se existe diferênça entre sequências pareadas (independênte do primeiro grupo ser maior que o segundo ou vice-versa). O teste utiliza a informação sobre a magnetude das diferênças e seus sinais, não os valores em si.

Agora sobre a questão de analisar o "desempenho" de cada grupo, que no exemplo é qual tem o menor consumo de cigarro, comparar as médias já é suficiente para isto. Talvez num cenário mais complexo seja interessante analisar outros fatores, mas acho que isso já começa a entrar na interpretação dos dados e no conhecimento sobre o problema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software