Ao tentar implementar o conceito recursivo no mapa 3, o mesmo retornar erro abaixo.
/Users/rafaelmcorrea/Desktop/Ruby on Rails/Foge-Foge/foge-foge.rb:94:in explode_bomba': undefined method
[]' for nil:NilClass (NoMethodError)
LOGIC
require_relative 'ui'
require_relative 'heroi'
def le_mapa(numero)
arquivo = "mapa#{numero}.txt"
texto = File.read arquivo
mapa = texto.split "\n"
end
def encontra_jogador(mapa)
caracter_do_heroi = "H"
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
if coluna_do_heroi
heroi = Heroi.new
heroi.linha = linha
heroi.coluna = coluna_do_heroi
return heroi
end
end
nil
end
def posicao_valida?(posicao, mapa)
linhas = mapa.size
colunas = mapa[0].size
estourou_linhas = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
estourou_colunas = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas
if estourou_linhas || estourou_colunas
return false
end
muro = mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "X"
fantasma = mapa[posicao[0]][posicao[1]] == "F"
if muro || fantasma
return false
end
true
end
def soma_vetor(vetor1, vetor2)
[vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end
def movimenta_fantasma_apartir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
posicoes = []
movimentos = [[+1, 0], [0, -1], [-1, 0], [0, +1]]
movimentos.each do |movimento|
nova_posicao = soma_vetor(movimento, posicao)
if posicao_valida?(nova_posicao, mapa) && posicao_valida?(nova_posicao, novo_mapa)
posicoes << nova_posicao
end
end
posicoes
end
def copia_mapa(mapa)
novo_mapa = mapa.join("\n").tr("F", " ").split "\n"
end
def movimenta_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
posicao = movimenta_fantasma_apartir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
if posicao.empty?
return
end
aleatorio = rand(posicao.size)
posicoes = posicao[aleatorio]
mapa[linha][coluna] = " "
novo_mapa[posicoes[0]][posicoes[1]] = "F"
end
def move_fantasma(mapa)
caracter_do_fantasma = "F"
novo_mapa = copia_mapa mapa
mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
linha_atual.chars.each_with_index do |caracter_atual, coluna|
fantasma = caracter_atual == caracter_do_fantasma
if fantasma
movimenta_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
end
end
end
novo_mapa
end
def perdeu?(mapa)
!encontra_jogador mapa
end
def explode_bomba(mapa, posicao, quantidade)
muro = mapa[posicao.linha][posicao.coluna] == "X"
if muro
return
end
posicao.remove_do mapa
bomba mapa, posicao, quantidade - 1
end
def bomba(mapa, posicao, quantidade)
if quantidade == 0
puts "qtde #{quantidade}"
return
end
explode_bomba mapa, posicao.direita, quantidade
explode_bomba mapa, posicao.esquerda, quantidade
explode_bomba mapa, posicao.cima, quantidade
explode_bomba mapa, posicao.baixo, quantidade
end
def valida_tecla?(direcao)
if direcao != ("W") && direcao != ("S") &&
direcao != ("A") && direcao != ("D")
tecla_invalida
return false
end
true
end
def joga(nome)
mapa = le_mapa 3
while true
desenha mapa
direcao = pede_movimento
if !valida_tecla?(direcao)
next
end
heroi = encontra_jogador mapa
nova_direcao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
if !posicao_valida? nova_direcao.to_array, mapa
next
end
heroi.remove_do mapa
if mapa[nova_direcao.linha][nova_direcao.coluna] == "*"
bomba mapa, nova_direcao, 4
puts "retorno funcao bomba, funcao atu joga"
end
nova_direcao.coloca_no mapa
mapa = move_fantasma mapa
if perdeu? mapa
game_over
break
end
end
end
def inicia_foge_foge
nome = da_boas_vindas
joga nome
end
UI
require_relative 'ui'
def da_boas_vindas
puts "Bem vindo ao jogo Foge-Foge"
puts "Qual é o seu nome?"
nome = gets.strip
puts "\n\n\n"
puts "Comecaremos o jogo para voce, #{nome}"
nome
end
def desenha(mapa)
puts mapa
end
def tecla_invalida
puts "Tecla inválida! Favor informar apenas movimentos validos."
puts "\n"
puts "***********************************"
puts "* Movimentos validos W - Cima *"
puts "* S - Baixo *"
puts "* A - Direita *"
puts "* D - Esquerda *"
puts "***********************************"
puts "\n"
end
def pede_movimento
puts "Para qual direcao deseja ir?"
movimento = gets.strip.upcase
end
def game_over
puts "\n\n\n"
puts "Game Over!"
end
CLASS Heroi
class Heroi
attr_accessor :linha, :coluna
def calcula_nova_posicao(direcao)
novo_heroi = dup
movimentos =
{
"W" => [-1,0],
"S" => [+1,0],
"A" => [0,-1],
"D" => [0,+1]
}
movimento = movimentos[direcao]
novo_heroi.linha += movimento[0]
novo_heroi.coluna += movimento[1]
novo_heroi
end
def cima
calcula_nova_posicao("W")
end
def baixo
calcula_nova_posicao("S")
end
def esquerda
calcula_nova_posicao("A")
end
def direita
calcula_nova_posicao("D")
end
def to_array
[linha, coluna]
end
def remove_do(mapa)
mapa[linha][coluna] = " "
end
def coloca_no(mapa)
mapa[linha][coluna] = "H"
end
end