3
respostas

Problemas com o Pong no Scratch

Olá a todos!

Iniciei o meu curso de programação básica hoje, e durante o acompanhamento da lição, minha raquete oponente se comporta de maneira estranha.

Seguindo os passos da lição, a raquete deveria acompanhar o eixo Y da bolinha, porém na minha, ela simplesmente vai para o topo da tela e não se move mais. O que estou fazendo de errado?

Link do projeto: https://scratch.mit.edu/projects/580872156

(EDIT: agora o projeto é partilhável!)

3 respostas

Olá André, como vai?

Esse link que você compartilhou não localiza seu projeto, provavelmente faltou habilitar o compartilhamento dele.

Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Indicação do botão compartilhar na barra superior do scratch

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor, beleza?

• Caso o botão de Compartilhar não esteja aparecendo, possivelmente faltou confirmar seu email no Scratch. Para fazer essa confirmação você vai no canto superior direito e clica onde está escrito seu nome de usuário, depois em Configurações de conta e em seguida em E-mail. Aí vai aparecer seu email e a informação se falta verificação e você pode também reenviar o email para confirmar a conta.

Após a verificação do email vai habilitar o botão de compartilhar o seu projeto.

=)

Oi, Jennifer. Obrigado pela resposta, eu realmente não havia habilitado o compartilhamento!

Consegui resolver o problema da raquete ficar travada no canto superior, mas agora eu estou com um outro problema: a raquete do oponente não se move de forma que acompanha a bolinha, mesmo sem alterar os valores usando a operação de reduzir um dado valor do eixo y.

Olá André, agora consegui ver o projeto, obrigada!

Que bacana que conseguiu corrigir o bug que estava aparecendo antes. Não sei se entendi muito bem sua dúvida, o problema é que não está marcando pontos pro oponente pois a bolinha nunca toca na borda, correto?

Para resolver isso podemos diminuir o valor da precisão de acompanhamento da raquete ao posicionamento da bolinha, aí ela passa a marcar pontos para o oponente. Aqui testei o valor 20 e funcionou legal, mas você pode testar outros valores e ver qual você acha melhor pro seu jogo, ficaria assim:

Indicação de alteração de valor de precisão da raquete

Testa aí e depois me conta o que achou. Caso tenha outra dúvida fique a vontade pra mandar por aqui também.

Espero ter ajudado e bons estudos =D

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!