Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problemas com o MariaDB

Olá Pessoal, td certo?

Estava com problemas para conectar ao MariaDb, onde dava acces denied. Tentando resolver isso seguindo alguns passos que eu procurei no Google percebi que deixei a configuração do meu MariaDb uma completa bagunça.

Uso o Linux Ubuntu e resolvi então desisntalar por completo o banco de dados seguindo os seguintes comandos:

sudo apt-get autoclean
sudo rm -rf /var/lib/mysql/
sudo rm -rf /etc/mysql/

sudo systemctl stop mysql
sudo apt-get remove --purge mysql-server mysql-client mysql-common

Aparentemente tudo funcionou, instalei novamente o mariaDB do zero, e criei a databse Mudi. Porém, ainda continuo com acesso negado ao tentar rodar a aplicação.

Alguém poderia me ajudar?

Erro:

java.sql.SQLException: Access denied for user 'root'@'localhost'
2 respostas
solução!

Olá Rafael, tudo bem com você?

Ao que parece o spring conseguiu acessar o banco, mas foi barrado provavelmente pela senha, está como root mesmo ou você fez alguma alteração durante essa configuração ?

Tem uns meses que eu também baguncei instalando o mysql e o mariadb juntos, ai tive uma série de conflitos no Ubuntu, e tive o mesmo problema de tentar me conectar e dar acess denied mesmo com tudo configurado corretamente

Uma solução, que é inclusive a que eu comecei a adotar, é ao invés de instalar o banco de dados localmente eu subo em um container docker, dessa forma a gente foge desses conflitos de instalação, será que também não pode ser uma alternativa para você?

No curso tem uma atividade dando o Dockerfile completo para o mariadb

E caso não tenha muita noção de Docker, eu sinceramente recomendaria assistir primeiro o curso de Docker, e depois voltar para o de Spring, pois na minha opinião é um dos cursos mais importantes para um dev

Abraços e Bons Estudos!

Olá Geovani! Uma solução que encontrei foi criar um usuário no MariaDB e fornecer as grants de root para ele. Depois configurei a application.properties com esse usuário.

Mas de qualquer maneira gostei mutio de suas dicas! Ainda não conheço muito sobre docker, mas o curso entrou na lista aqui!

Abraço!