5
respostas

Problemas com o curso

Boa tarde, comecei o curso já não tendo suporte para instalar o material, consegui instalar o Ubuntu através do Virtual Box mas é diferente do que aparece no video e não faço a menor ideia aonde fica o terminal e nem como mexer. Francamente, achei que era um curso de iniciante, fiquei desapontada. Se alguem souber onde fica o terminal pode dar uma luz aqui?

5 respostas

Boa noite Giulia. Eu também estou meio com o pé atrás com o Alura porque o conteúdo é bem antigo. A distribuição do Ubuntu que você instalou é a mais recente, por isso é tão diferente. Observe que a versão dos vídeos é de 2016! Mas isso não faz muita diferença no funcionamento do terminal, eu uso o Linux Mint 20 e tenho um Virtual Box com o Debian 11, que até te recomendo, pois para fazer essas atividades é bem tranquilo, mesmo porquê ele é um pouco mais leve do que o Ubuntu e vai ocupar menos espaço. Lembre-se, o Ubuntu é baseado em Debian. Uma dica rápida: aperte a tecla alt+F2 no Ubuntu e digite Terminal para abrí-lo.

PS: apesar de tudo, acho que as explicações são boas, para quem está começando ajuda muito.

Giulia, lendo novamente a sua postagem percebi uma coisa: você disse que achou que esse curso fosse para quem era iniciante... Eu te pergunto, você leu a descrição do curso? Esse curso foi criado para você fazer a prova de certificação LP1. Se você quer aprender a usar o Linux no dia-a-dia, praticamente você nem vai precisar usar o terminal. Eu mesmo uso o Linux a quase 20 anos, só agora resolvi aprender a fundo o uso do terminal.

Irei tentar acessar o terminal desse jeito e depois volto aqui para dizer se funcionou. A formação INICIANTE em programação que é a que estou fazendo, pede esse curso.

Não adiantou...

Dá uma olhada nesse site: https://br.ccm.net/faq/29665-como-abrir-um-terminal-no-ubuntu

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software