Após realizar a proteção na entrada de valores percebi que o "alert" está sendo exibido corretamente sempre que é inserido um número no campo "do número" maior que o inserido no campo "até o número", porém após exibir o alert o botão reiniciar continua em cinza (teoricamente desativado), porém se eu clico nele ele fica azul (ativado) e aí sim os campos são limpos. A minha idéia era que após o "alert" os campos fossem limpos e o botão reiniciar ficasse desativado, porém não consegui executar isso. Vocês poderiam me ajudar, por gentileza?
// Captando os valores inseridos nos campos "quantidade", "de" e "ate"
function sortear () {
let quantidade = parseInt(document.getElementById('quantidade').value);
let limiteInferior = parseInt(document.getElementById('de').value);
let limiteSuperior = parseInt(document.getElementById('ate').value);
/* Abaixo foi inserida uma proteção que garantisse que o número inserido no campo "do número" fosse menor que o
inserido no campo "até o número" */
if (limiteInferior >= limiteSuperior) {
alert('O número inserido no campo "do número" deve ser menor que o inserido no campo "até o número", Verifique!');
return;
}
/* Para verificar se as variáveis estão armazenando corretamente os valores preenchidos nos campos usar o código abaixo
console.log(`Serão sorteados ${quantidade} números, do ${limiteInferior} até ${limiteSuperior}`); */
let sorteados = []; // Criando o "array" sorteados e deixando-o vazio.
let numero; // Criando a variável número que irá receber o número aleatório.
for (let i = 0; i < quantidade; i++) {
numero = obterNumeroAleatorio(limiteInferior, limiteSuperior);
while(sorteados.includes(numero)) {
numero = obterNumeroAleatorio(limiteInferior,limiteSuperior);
}
sorteados.push(numero);
}
console.log(sorteados);
let resultado = document.getElementById('resultado');
resultado.innerHTML =`<label class="texto__paragrafo">Números sorteados: ${sorteados}</label>`;
// Após exibir o resultado, chamar a função que irá alterar o status do botão "Reiniciar" para que ele seja ativado.
alterarStatusBotao();
}
// Criando a função que gera um número aleatório.
function obterNumeroAleatorio (min, max) {
return Math.floor(Math.random() * (max - min + 1)) + min;
}
//Criando a função que altera o status do botão (tanto de desabilitado para habilitado e vice versa)
function alterarStatusBotao() {
let botao = document.getElementById('btn-reiniciar');
if (botao.classList.contains('container__botao-desabilitado')) {
botao.classList.remove('container__botao-desabilitado');
botao.classList.add('container__botao');
} else {
botao.classList.remove('container__botao');
botao.classList.add('container__botao-desabilitado');
}
}
//Criando uma função que faz o botão reiniciar funcionar (limpar os campos e o texto com os números sorteados que é exibido na tela)
function reiniciar() {
document.getElementById('quantidade').value = '';
document.getElementById('de').value = '';
document.getElementById('ate').value = '';
document.getElementById('resultado').innerHTML = '<label class="texto__paragrafo">Números sorteados: nenhum até agora</label>';
alterarStatusBotao();
}