Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Problemas com o Build Path

Car@s,

Sem querer eu fiz uma grande trapalhada e não sei mais sair do problema. A lição era a instalação do Json no curso de Servlets. Eu, de forma distraída, não percebi que o .jar do Gson estava ainda numa pasta compactada. Logo, o eclipse não aceitou que eu colasse o arquivo na pasta lib do WEB-INF. Fui buscar algum Fórum que tratasse do assunto e cheguei em uma pessoa que sugeria o seguinte caminho:

Project -> properties -> Java build path -> libraries -> add external jars

Apenas depois de fazer todo esse processo eu me toquei que o arquivo simplesmente não estava descompactado ainda. O problema é que eu não consigo mais desfazer o Path que foi feito. Quando tento colar o .jar (no processo normal da pasta WEB-INF) ele pede para sobrescrever, mas dá mensagem de erro. E agora, todo o meu Projeto Gerenciador está comprometido...o próprio Servlet não roda mais.

Enfim, espero que seja possível reverter ainda. Agradeço desde já!

13 respostas

Olá Rodrigo!

Para que esse problema não atrapalhe seu estudo você pode baixar o arquivo da aula e continuar a partir dele:

https://caelum-online-public.s3.amazonaws.com/1001-servlets-parte2/05/1001-servlet-parte2-aula5.zip

Oi Guilherme,

Eu arrasto o arquivo todo? Sobrescrevo o projeto "Gerenciador" antigo?

Prefiro te fazer essas perguntas idiotas a importar errado e comprometer tudo de novo.

Muito obrigado!

Eu abri o novo arquivo no Eclipse, mas persiste o problema de path =/

Perdoe pela quantidade de mensagens. Estou tentando resolver isso de todas as formas. Aparentemente, consegui resolver a questão do Path...o Eclipse voltou a compilar. A única coisa que ainda não está funcionando é que o projeto "Gerenciador" que eu baixei da Alura não está sendo lido pelo Servlet, aparentemente por uma incompatibilidade de versões do Java. Me parece algo simples de resolver, estou ainda na tentativa, mas confesso que bastante receoso de novamente mexer em algo que não deveria e piorar novamente a situação.

Agradeço mais uma vez a ajuda!

Olá Rodrigo!

Vamos lá, passo a passo.

1 - Baixe o Zip e descompacte em uma pasta

2 - No eclipse vá em File > Import > General > Existing Projects into Workspace > Select root directory > Browser > Selecione a pasta que foi gerada no item 1 > Finish

3 - Para fazer o projeto rodar você precisa de um servidor de aplicação, para isso vá na aba Servers e clique para criar um novo servidor > Selecione Apache > Tomcat v9.0 Server > Next > Browser > Selecione a pasta do Tomcat (pode ser baixada aqui, é necessário extrair) > Clica em Next > Clica no seu projeto e vá em ADD > Finish

Assim você consegue executar seu projeto.

Fiz passo a passo aqui e me parece que o erro é por conta da versão do Java mesmo.

Você tem a versão 10 instalada?

Caro Guilherme,

A versão da JDK que tenho instalada é a "java version 1.8.0_221", e versão 1.8.0_171 pro javac.

Ao tentar jogar o projeto Gerenciador, oferecido pela Alura, na aba Servers a mensagem que aparece é: "Project facet Java 10 version is not supported". Seria o caso de apenas atualizar a versão do Java, o JDK no caso?

Muito obrigado!

Eu criei um novo projeto web dinâmico de teste e, aparentemente, o servidor está rodando normalmente com o meu TomCat. Imagino que o problema esteja de fato na versão baixada do projeto "Gerenciador". Deve ter alguma configuração ali que está conflitando com o meu Java/TomCat/Eclipse.

Olá Rodrigo!

Tenta instalar a versão 11 do Java para ver se funciona pra ti:

https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk11-downloads-5066655.html

Quando você tenta rodar um projeto feito numa versão Java superior a da sua JRE ele dá esse problema.

Salve Guilherme!

Na verdade eu já havia instalado o Java 12, na tentativa de me virar, mas ainda persiste o problema. Poderia ser algo com a versão da JRE? Desculpa a chatice, mas o que está acontecendo é que eu devo ter feito algo mais "grave". Meu Maven já não está mais funcionando direito tb. Até entrei em contato com a Alura, porque infelizmente esses problemas travaram totalmente os estudos durante minhas férias. Eu sei que é algo até que simples e, por um erro muito básico, as coisas tomaram uma proporção meio grande. Enfim, continuarei tentando ver como resolver isso. Muito obrigado!

solução!

Olá Rodrigo, bom dia!

Estas configurações são um pouco "chatinhas" mesmo. Como o Guilherme comentou, eu tentaria instalar a versão 11 do Java e configurar o Eclipse para essa versão.

Com o Eclipse aberto, clique com o botão direito em cima do projeto e vá em Properties. No menu esquerdo, vá em Project Facets e veja qual versão do Java está definida (provavelmente está a versão 10) - modifique para a versão que você está usando e veja se funciona.

Olá Rodrigo!

O comentário da Thais ajudou? Conseguiu resolver o problema?

Olá, meu caro. Sim, acho que agora conseguimos finalmente colocar novamente o Java em ordem. Muito obrigado pela ajuda!

Opa Rodrigo, que bom!

Irei fechar o tópico então, qualquer dúvida fique a vontade para perguntar aqui no fórum.

Bons estudos!