Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Problemas com o arquivo?

Olá!

Estou com um problema para carregar o arquivo SQL e fazer os relacionamentos entre as tabelas no curso Qlik Sense: conexões SQL.

Esse aqui é o relacionamento proposto quando efetuo a carga do arquivo no MySQL Workbench na minha máquina e conecto ao Qlik Sense Desktop

Relacionamento proposto quando efetuada a carga do arquivo SQL no MySQL Workbench e conectado ao Qlik Sense Desktop:

Já o exposto no vídeo do Prof. Vitorino é o que segue:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Alguém poderia me ajudar? Presumo que o problema seja no cabeçalho dos campos das tabelas no arquivo disponibilizado, mas estou com dúvida.

Desde já agradeço.

1 resposta
solução!

Olá Antonio, tudo bem?

Devido a atualizações na ferramenta Qlik, as tabelas que não possuem todos os campos correspondentes exatamente iguais não têm mais os relacionamentos criados automaticamente. Agora, é necessário fazer o relacionamento manualmente. Para resolver esse problema, siga os passos abaixo:

  1. Desprender Relação: Primeiro, desvincule a relação entre dim_organizacional e dim_tempo. Clique em uma delas e arraste para fora.

  2. Relacionar Dimensões Manualmente:

    • Para relacionar essas dimensões com a tabela fato_presidencia, faça isso uma a uma. Selecione a dimensão desejada e arraste-a para cima da fato_presidencia. Veja o exemplo com a dim_tempo abaixo:

    Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

    Note que a fato_presidencia fica em vermelho. Indicando que está apta a fazer a relação com as outras dimensões.

  3. Associar Campos Comuns:

    • Ao abrir a janela "Associar Tabelas", faça a associação dos campos comuns. Neste caso, dim_tempo.ID_Tempo e fato_presidencia.ID_Tempo. Selecione "Associar".

    Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Após fazer isso, as dimensões estarão associadas. Repita o processo para as demais dimensões, conforme as relações abaixo:

  • Dimensão Produto:
dim_produtofato_presidencia
dim_produto.ID_Produtofato_presidencia.ID_Produto
  • Dimensão Organizacional:
dim_organizacionalfato_presidencia
dim_organizacional.ID_Vendedorfato_presidencia.ID_Vendedor

Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!