1
resposta

Problemas com instalação do SQL Server no Mac e alternativa utilizando o VSCode

Estou enfrentando dificuldades para instalar o SQL Server na minha máquina.

Além disso, gostaria de saber se é viável utilizar o VSCode como uma alternativa para trabalhar com bancos de dados. Alguém já teve experiência com isso?

1 resposta

Oii, Guilherme! Tudo bem?

Para que eu possa te ajudar de forma mais assertiva com a sua dificuldade para instalar o SQL no MAC, poderia detalhar um pouco mais a sua dúvida, por gentileza?

• Está obtendo alguma mensagem de erro ou aviso? Se sim, poderia compartilhar as imagens da sua tela mostrando a mensagem?
  • Qual passo você estava executando no momento que gerou o impedimento?
  • Você está usando através de uma máquina virtual?

E sobre a sua dúvida de usar o VSCode para trabalhar com bancos de dados. Confesso que não possuo experiência para compartilhar com você, rs. Mas, sim, é uma alternativa.

Como sugestão, você precisa preparar o ambiente do VS Code, instalando uma extensão chamada "SQL Server (mssql)" que permite conectar-se a bancos de dados SQL Server, executar consultas e até mesmo visualizar os resultados diretamente dentro do editor. Segue os passos para instalar a extensão:

1. Abra o VSCode e vá até a aba de extensões (ícone de quadrados no lado esquerdo).
  2. Procure por "mssql" e instale a extensão SQL Server (mssql).
  3. Após a instalação, você pode conectar-se ao seu banco de dados SQL Server configurado no Docker usando o comando Ctrl+Shift+P para abrir a paleta de comandos e digitando "SQL Server: Connect to Server" para configurar sua conexão.

Realize os teste e observe se atende às suas necessidades.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, conte conosco.

Bons estudos, Guilherme!