3
respostas

Problemas com initdb no Mac

Olá estou utilizando o SQL Shell e não consigo utilizar o comando initdb, nada acontece, depois dá erro. Tentei de todos os jeitos citados no vídeo, assisti o vídeo umas 4 vezes. Voltei na primeira aula desta formação, segui os passos novamente, verifiquei se estava conectada no banco de dados. Sou leiga e acho que deveriam avaliar melhor os pré-requisitos para este último curso, porque eu fiz a formação inteira de Postgres mas não estou conseguindo acompanhar.

3 respostas

Oii, Mariana! Como vai?

Primeiro, obrigada por trazer um feedback sobre o curso, é muito importante para nós entendermos como vocês se sentem ao estudarem as aulas. O comando initdb pode não funcionar no SQL Shell, isso é bem comum acontecer. O utilizamos para inicilizar um cluster de banco de dados no PostgreSQL.

Como sugestão, feche o SQL Shell e execute o comando abaixo no terminal do Mac, para saber se o PostgreSQL está instalado:

postgres --version

Caso esteja instalado, execute o initdb no próprio terminal, direcionando para o diretório que quer inicializar o cluster, exemplo:

initdb -D /usr/local/var/postgres

E se o PostgreSQL não estiver instalado, precisamos fazer isso:

brew install postgresql

Com o PostgreSQL instalado usando o Homebre, vamos inicializá-lo para poder usar o SQL Shell para se conectar com o banco de dados:

brew services start postgresql

Mariana, caso essa sugestão não resolva. Recomendo que nos retorne com mais informações como, por exemplo, a mensagem do erro que você está tendo e em qual momento da aula estava. Dessa forma, buscaremos outras soluções.

Bons estudos e até mais!

Olá Natalia, O terminal não acha o comando, o que é muito estranho, porque o Postgres está instalado na minha máquina, inclusive estou com ele aberto e pelo Shell consigo verificar se estou logada num banco de dados. ???Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Mariana!

Agradeço pelo retorno.

Como sugestão, tente instalar e reinstalar o Postgres, pode ter acontecido alguma instabilidade e recomendo uma versão mais atualizada. E sobre a sua pergunta, dá sim. Você pode listar os bancos de dados conectados com o comando:

\l

Caso não esteja, você pode conectar usando:

\c meu_banco

Troque o meu_banco para o nome do seu banco de dados.

Espero que dê certo, até mais!