6
respostas

Problemas com Google Colab

Olá a todos. Comecei o curso básico de linguagem Python e nos exercícios de prática tenho dificuldades com a plataforma Google Colab, que logo após alguns exerícios nas células, ao clicar shift+enter trava e não dá saída. A conexão da minha internet é boa. Queria auxilio nesse aspecto, pois não consigo avançar com a prática.

Saudações

6 respostas

Oii, Leonardo! Espero que esteja bem.

Não se preocupe, vou te auxiliar. O que pode ter acontecido é um encerramento de execução do ambiente que estava trabalhando e isso ocorre por vários motivos, alguma instabilidade momentânea da ferramenta, muito tempo ocioso e dentre outros. Sendo assim, peço que faça os passos abaixo para reiniciar o ambiente.

• Abra o Google Colab com o seu projeto.
  • No menu superior, clique em Ambiente de execução
  • Nas opções, escolha Reiniciar sessão e executar tudo
  • Aguarde uns minutos (pode demorar às vezes) para executar todas as células.
  • Células executadas você pode continuar o seu código.

Segue um gif ilustrativo dos passos:

O gif mostra os passos descritos anteriormente para reiniciar a sessão e executar todas as células de código escritas no google colab. Essa função se encontra no menu superior, dentro da guia chamada ambiente de execução.

Caso o bug persista, você pode encaminha o seu Google Colab aqui, dessa forma eu vou ter a mesma visibilidade que você para poder investigar outras soluções para o problema. Para isso, você pode fazer o seguinte:

• No canto superior direito, ao lado da sua foto de perfil, clique no botão Compartilhar.
  • Abrirá uma janela de configuração de visibilidade, ou seja, permissões para ver o documento.
  • Para tornar ele visível é preciso deixar no campo Acesso Geral como: qualquer pessoa com o link e leitor. Isso significa que qualquer pessoa que tiver o link poderá apenas ler o seu projeto no Google Colab.
  • Feito isso, clique no botão Copiar link e, em seguida, no botão Concluído.
  • Voltei aqui no box de mensagem e cole o link que copiou.

O gif ilustra os passos descritos anteriormente sobre como compartilhar o link visível para outros usuários do seu projeto no google colab. Utilizamos o botão compartilhar no canto superior direito e ajustamos as configurações de acesso geral para que qualquer pessoa com o link consiga apenas ler o projeto.

Espero que dê certo, qualquer dúvida pode contar comigo!

Bons estudos, Leonardo!

Olá, Nathalia

Agradeço pela dica. Tentei outra vez e tem uma questão na qual ele não executa, mesmo fazendo o que me sugeriu. Aqui envio o link do meu projeto

https://colab.research.google.com/drive/17Gd2jpEDkG9LT5D9539fTRqYHU3AR4n5?usp=sharing

Aguardo auxilio e mais uma vez, obrigao.

Oii, Leonardo!

Obrigada por retornar. Fiz o teste com o seu Google Colab e rodou tudo certinho, inclusive fui preenchendo os campos, etc. Veja no gif abaixo:

Gig mostrando um projeto no google colab sendo executado, a partir da funcção ambiente de execução que está no menu superior da ferramenta e clicando em executar tudo.

Então está tudo certinho, você está se saindo muito bem!

Conte sempre conosco para te ajudar, até mais!

Oi, Nathalia.

A minha questão é que após alguns exercícios ele trava e não dá saída após o shift + enter. Não sei se é sobrecarga do google colab, já que este atúa na nuvem. Eu apenas quero poder praticar os códigos que coloco e ver o resultado. Não sei se há outro programa que possa utilizar ou tem que ser o google colab.

Abraço

Oi, Leonardo!

Você pode testar utilizá-lo em outro navegador ou na guia no modo anônimo. E tem a opção de utilizar o VS Code, porém é preciso baixar a extensão do Python para rodar os códigos, ele não vem preparado como o Colab.

Segue os passos caso queira testar:

1 - Instale o Visual Studio Code em seu computador caso não tenha.

2 - Abra o Vs Code e clique no ícone de extensões na barra lateral esquerda.

3 - No campo de busca das extensões digite "Python" e clique no botão "Instalar" para baixar e instalar a extensão do Python na ferramenta.

4 - Após instalar, reinicie o Vs Code.

5 - Crie um novo arquivo Python ou abra um arquivo Python existente clicando em "File" > "New File" ou "File" > "Open" na barra de menu.

6 - Escreva o seu código Python e salve-o com a extensão ".py".

7 - Para executar o código, você pode clicar no botão "Run" na barra de ferramentas superior ou o atalho de teclado "Ctrl + Shift + B" (ou "Cmd + Shift + B" em MacOS).

Até mais, Leonardo!

Oie Leonardo, conta pra gente se essa opção do Visual Studio Code deu certo? Abraços :)