Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problemas com django_runserver no PyCharm

Olá pessoal, tudo bem?

Bom, no curso "Django: Modelo, Rotas e Views", na etapa de "Iniciando aplicação e subindo servidor", estou tendo diversos problemas. Inicialmente, acreditei que era por fazer escolhas diferentes do que o grande Guilherme sinalizou. Ele disse que poderíamos utilizar a ferramenta que mais estivéssemos familiarizados, então estão estou no PyCharm, e diferente dele, estou no Windows e um ponto crucial, a versão que instalei do Django é a 4.1, pelo que estou vendo, com comandos bem diferentes da versão dele.

-- Eu consegui encontrar o comando correto do Django 4.1 para chamar o runserver, mas ele me retorna o seguinte quadro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

-- Eu busquei no Fórum, eu procurei na internet, eu olhei nos arquivos gerados no ambiente do projeto, mas não encontrei uma solução. Estou preocupado de mudar alguma config dos arquivos e fazer besteira.

Poderiam me auxiliar por favor, como resolver esta questão que ele sinaliza? Pelo que entendi, ele me informa que ao solicitar "runserver", eu requisito configuração do "DEBUG", mas o mesmo não está configurado. Como eu faço isso?

2 respostas
solução!

Olá Natan, tudo bem com você?

O erro apresentado (django.core.exceptions.ImproperlyConfigured) está sendo levantado devido ao Django não encontrar o arquivo de configurações (setting.py) no momento da execução do script para iniciar o servidor. Simulando usando uma estrutura de pasta semelhante a apresentada, consegui obter o mesmo erro.

Para iniciarmos um servidor, será necessário executar o arquivo manage.py recebendo o comando runserver, para que isso seja possível, primeiramente devemos acessar a pasta onde está esse arquivo, faremos isso usando o terminal.

Note que o seu terminal está aberto no seguinte caminho, c:\Users\vecto\PycharmProjects\aplicacaodjango, mas o arquivo manage.py está dentro da pasta alurareceita, usaremos o comando cd <nome_da_pasta> para que o terminal acesse a pasta. Basta executar o comando abaixo no terminal para acessar a pasta.

cd alurareceita

O terminal deverá está aberto no seguinte caminho nesse momento, c:\Users\vecto\PycharmProjects\aplicacaodjango\alurareceita.

Com o terminal aberto na pasta alurareceita, podemos iniciar o servidor através do arquivo manage.py, basta executar o comando abaixo.

python manage.py runserver

O servidor deverá ser iniciado neste momento.

Peço que teste o proposto acima, fico à disposição em caso de dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Perfeito Felippe! Resolvido, muito obrigado.