1
resposta

Problemas com Datas

Fiz uma conexão com meu banco de dados Oracle e alguns campos das tabelas possuem uma data igual a '31/12/1900'. Como faço o tratamento dessa data? Eu precisava filtrar ou contar todas os registros que estão preenchidos com valores diferentes desta data. Eu fiz assim "Demitidos = CALCULATE(COUNT(Colaboradores[Afastamento]))" onde afastamento é uma data, porém está apresentando valor errado.

1 resposta

Oi, Jose, tudo bom?

Desculpe pela demora em te responder.

Para tratar a data 31/12/1900 e contar apenas os registros com valores diferentes dessa data no Power BI, você pode criar uma medida utilizando a linguagem DAX. Tendo como base a medida que você compartilhou, iremos adicionar realizar algumas mudanças, observe:

Demitidos = 
CALCULATE(
    COUNTROWS(Colaboradores),
    Colaboradores[Afastamento] <> DATE(1900, 12, 31)
)

Por meio das funções CALCULATE e COUNTROWS, criamos um filtro que conta as linhas presentes na tabela Colaboradores caso o valor presente nelas seja diferente da data adicionada dentro da função DATE (por padrão, usamos a sequências (AAAA, MM, DD).

O valor retornado pela medida será justamente a quantidade registros cuja data é diferente de 31/12/1900.

Jose, espero que essa explicação te ajude! Contudo, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!

Aliás, para se aprofundar nos temas que abordei, deixo como dica de leitura os seguintes materiais:

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!