Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Problemas com acentuação, mesmo usando a tag <meta charset="UTF-8">

Olá, estava acompanhando um vídeo da aula 5 e tive problema tentando imitar o código feito. Mesmo colocando a tag na primeira linha do código, ao abrir no navegador ele exibiu o carácter � ao invés dos acentos. Estou usando o Notepad++ e abrindo o arquivo .html no Chrome. Todos os outros códigos que fiz não mostraram erro, por isso achei muito estranho.

Se ajudar, o código que deu erro foi:

<meta charset="UTF-8">

<script>

function pulaLinha() {

document.write("<br>");

}

function mostra(frase) {

document.write(frase);
        pulaLinha();

}

var pesoFlavio = 73;
    var alturaFlavio = 1.71;
    var imcFlavio = pesoFlavio / (alturaFlavio * alturaFlavio);

mostra("O IMC do Flávio é " + imcFlavio);

</script>
5 respostas
solução!

Bom dia Caio,

Você precisa alterar o setting do arquivo no proprio notepad que por padrão vem UTF-8(DOM) e precisa ser só UTF-8 ou vice-versa.

Tente e me diga se deu certo!

Abraços

Oi, atualizando a situação. Acabei de criar outro arquivo html e copiar o código, exatamente como copiei aqui, e abriu perfeitamente no navegador, sem nenhum erro de acentuação.

Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido?

Olá Caio! Além da tag <meta charset="UTF-8">no editor de código o seu arquivo também deve estar configurado para UTF-8. Veja como configurar esta opção no Notepad++:

http://imgur.com/J9bTR15

Agora, se você estiver utilizando o mesmo editor, o mesmo charset e o mesmo navegador este erro deveria ter acontecido nas duas vezes. Deve ter havido alguma alteração entre os dois procedimentos para o resultado ter sido diferente.

Abraços e sucesso nos estudos!

Oi Guilherme

Obrigado pela ajuda, resolveu meu problema. Todos meus arquivos estavam em UTF-8, mas esse estava diferente, E não era nem UTF-8(BOM), mas em ANSI. Devo ter mudado sem perceber.

Abraços

Oi André

Você tem razão, acho que mudei sem perceber. Obrigado pela ajuda :)