13
respostas

Problemas com a Filtragem

Prezados, boa tarde.

Estou com um problema em relação à filtragem. O que ocorre é que após finalizar todas as etapas no VB, quando vou ao SQL Server e seleciono as 1000 linhas superiores, não aparecem somente os dados de 2014 (jan a dez).

Todos os parâmetros já foram verificados, estando todos no formato correto, inseridos nos códigos das origens e devidamente associados.

Aguardo auxílio.

13 respostas

Oii Pedro, tudo bem com você?

Os parâmetros que criamos no Visual Studio, são para realizar a carga para o banco de dados. Se quisermos ver apenas os dados de 2014, é necessário fazer um SELECT com o ano de 2014.

Caso os dados estejam 'errados', se quiser me enviar um print de como está os dados em seu banco de dados, ajudaria bastante a analisar. Você pode upar a imagem aqui no Imgur e me enviar o link.

Me avise qualquer coisa, tá bom? :)

Estou bem, obrigado. E por aí?

Mas maria, como podem ser exibidos dados que não fazem parte da carga? E esse processo ao qual estou me referindo foi exatamente o mesmo explicado pelo professor, sem que houvesse um select.

Oi Pedro. Estou bem, obrigada.

Você pode me mostrar como está os seus dados? Pelo que me lembro, tem uma aula em que o professor carrega o ano de 2013 com variáveis na dimensão tempo.

Fico no aguardo :)

https://imgur.com/yfCNGr4

Aí está. Em relação às variáveis, já foram definidas como sendo de jan de 2014 a fev de 2014.

Grato

Oi Pedro,

Notei no print que você está olhando a dim_tempo e não a fato_001 e as variáveis só valem para a carga fato.

Dá uma olhadinha como está a sua tabela fato_001.

Fico no seu aguardo :)

https://imgur.com/IFYdrYf

Segue

Oi Pedro,

Os dados da sua tabela estão corretos. Tem uma aula em que o professor carrega dados de 2013, que é a aula em que ele ensina a criar as variáveis para a Dimensão Tempo. E agora nessa aula, ele carrega dados de 2014 ensinando a colocar variáveis para todos os pacotes.

Qualquer dúvida estou à disposição, tá bom? :)

Bom dia.

Entendo, mas a questão é que minhas variáveis estão configuradas para selecionar apenas de janeiro a dezembro de 2014, portanto, os demais períodos não deveriam aparecer, como ocorre na demonstração do professor. Por este motivo digo que é um problema em relação à filtragem.

Pedro,

Como expliquei anteriormente, os parâmetros que criamos no Visual Studio, são para realizar a carga para o banco de dados e não realizar a filtragem dos dados. Se quisermos ver apenas os dados de 2014, é necessário fazer um WHERE na consulta com o ano de 2014. O do professor aparece apenas 2014, pois antes de realizar a carga, ele limpou a tabela.

Qualquer dúvida estou à disposição ^^

E como ele faz essa filtragem?

Porque eu vi essa aula várias e várias vezes, repetindo o mesmo processo que ele, mas a carga vai completa e não somente com o ano de 2014.

Grato

Oi Pedro, então,

O processo que você fez durante a aula, está super correto, não tem nenhum problema em ter dados de outros anos. Os parâmetros não realizam filtragem de dados.

Como expliquei acima, o ano de 2013 foi carregado em outra aula, na primeira vez que o professor mostra como é criado um parâmetro e tudo mais.

E agora na carga final, onde o professor coloca os parâmetros para todos os pacotes, foi carregado 2014.

Eu entendo que o do professor só mostra o de 2014, porém não há problema algum em ter dados de 2013, certo?

Se ficou alguma dúvida, estou à disposição sempre, tá bom? :D

Maria, boa tarde.

Perdão, mas fiz a pergunta errada. Eu queria te perguntar como ele limpa a tabela, não como faz a filtragem, porque ele deu carga não somente para os anos que possuem dados, mas pra tudo que foi gerado.

https://imgur.com/undefined obs: link referente às aulas do MDX.

Obrigado =)

Oii Pedro, desculpa pela demora no retorno.

O professor usa uma instrução SQL chamada DELETE para limpar os dados da tabela, segue:

DELETE FROM Fato_001

Dessa forma, será apagado todos os registros da Fato_001 e aí poderá carregar os dados de 2014.

Lembre-se que durante o restante da formação, o professor carrega de 2013 a 2015 para fazer as análises e montar os dashboards, tá bom?

Qualquer dúvida estou por aqui :)