5
respostas

Problemas ao executar

Pessoal, estou tentando executar o arquivo Ruby conforme vi na aula, ja salvei na mesma pasta que eu executo pelo CMD, tento colocar o comando ruby teste.rb, entretanto ele só me devolve isso

C:\Users\Felipe>ruby teste.rb 'ruby' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

5 respostas

Você adicionou à variável PATH a pasta onde está instalado o ruby ?

não tenho ideia do que seja isso, rs

Em primeiro lugar você precisa encontrar em qual pasta o executável do RUBY foi instalado.

Depois disto, você copia o endereço completo da pasta.

Em seguida, faça os passos abaixo: - Abra PROPRIEDADES do MEU COMPUTADOR, - Clique em Configurações Avançadas do Sistema - Clique em Variáveis de Ambiente - Localize a variável PATH e inclua, SEM APAGAR O QUE JÁ ESTÁ LÁ, um ponto-e-vírgula e o caminho da pasta do executável do RUBY.

Depois destas operações, você fecha e abre o PROMPT de comando que o RUBY irá funcionar.

Desculpa a pergunta boba, mas esse caminho até a pasta seria o nome_do_arquivo.r ??

Até o ruby.exe .

Você pode localizar o caminho onde está o ruby de duas formas.

1 Se tiver um atalho do ruby você usa o botão direito e clica em PROPRIEDADES para ver a pasta.

2 Se quiser usar o prompt de comandos siga a sequência abaixo. Use o ENTER após cada comando.

c:
cd \
dir *ruby*.exe /s