4
respostas

Problema x Impedimento

Podemos ter um problema, por exemplo, dúvida no entendimento de uma regra de negócio, porém não foi possível após as discussões no daily, contactar o cliente. O DevTeam pode se reportar diretamente ao cliente? Em que momento, por exemplo, ao final do daily o time chama o ScMaster e faz o repasse de sua necessidade que passa a se tornar um impedimento? O ScMaster não participa do daily?

4 respostas

O Product Owner é a pessoa que entende do produto, é o mais indicado para responder as perguntas referentes ao negócio. Caso ele não tenha as respostas, o mesmo deve entrar em contato com o cliente, onde o Development Team pode estar também presente. O Scrum Master pode estar presente porém não participa do Daily Scrum e após esse evento, de forma informal, os impedimentos podem ser discutidos, onde o Scrum Master entra em ação como facilitador.

Um ponto importante a ser lembrado é que impedimentos devem ser comunicados ao Scrum Master assim que forem detectados pelo time de desenvolvimento, não sendo preciso esperar até a daily =) Também vale lembrar que o time é livre e encorajado a procurar o PO pessoalmente para resolver o problema, não sendo necessária a mediação do Scrum Master. Assim o time desenvolve autonomia e empowerment! Se o time de desenvolvimento age de forma autônoma e consegue resolver o problema sozinho, não fica nem caracterizado como impedimento, impedimentos são definidos como algo que o time não consegue resolver por não estar dentro de sua esfera de atuação ou por estarem impedidos devido a alguma restrição organizacional =)

Gostaria de contribuir com:

Por nem todo problema necessariamente vir a se tornar um impedimento, temos a oportunidade de trabalhar o problema com a equipe e o ScMaster a fim de evitarmos que se torne um impedimento, garantindo maior probabilidade de entrega da história.

Os impedimentos é realmente interessante comunicar ao ScrumMaster pois ele é o facilitador. Agora se o Time verificar que não é um questão de impedimento não tem problema algum em resolver, caso consiga solucionar. O que não pode é perder tempo pois tempo é dinheiro.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software