4
respostas

Problema UTF - 8 - caracteres com acento.

Olá, ao rodar um código em JavaScript estou enfrentando problemas em relação à acentos de caracteres - por exemplo - (é). Imagem do erro está anexa. Alguém saberia o que está acontecendo? Obrigado!!Problema UTF - 8 - caracteres com acento.

4 respostas

Olá, Thiago!

O Console não está conseguindo ler adequadamente os caracteres especiais.

você pode setar o encoding do seu arquivo assim:

<script type="text/javascript" charset="utf-8"></script>

Espero ter ajudado!

Boa sorte em seus estudos!

Então, devo estar fazendo algo errado, pois não deu certo. Isto seria para eu aplicar direto no arquivo .js correto? Sou bem iniciante mesmo.

Olá, Thiago!

Me perdoe pelo equívoco, realmente essa solução não funciona para rodar pelo prompt, somente pelo log do navegador, ao abrir um arquivo HTML com o script dentro.

Dei uma pesquisada aqui e vi que setar o encoding direto no JS da maneira que você quer pode ser complicado e acaba utilizando algumas gambiarras para funcionar. Particularmente, não te indico fazer isso, pois você ainda está aprendendo os conceitos básicos da linguagem. Mais adiante, você trabalhará com o JS no navegador, e portanto, não terá mais esses problemas.

Todavia, você pode setar o prompt do windows para trabalhar com saída em utf-8.

Pesquise por "cmd utf 8 encoding" no Google e verá dezenas de tutoriais.

Espero ter ajudado!

Boa sorte em seus estudos!

Entendi! Obrigado mesmo me ajudou bastante!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software