Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Problema Unexpected identifier no MySQL

Olá. Estou tentando seguir os passos do curso utilizando o MySQL ao invés do MariaDB. No primeiro teste, ao digitar o comando

create database alura_jpa;

aparece a seguinte mensagem de erro: "Unexpected identifier". Já implementei os passos na aula 5, Errata, e mesmo assim a mensagem aparece. Como resolver?

4 respostas

Oi Rodrigo,

Você conectou usando

mysql -u username -p

e depois rodou

CREATE DATABASE dbname;

?

Olá Otávio. Te confesso que estou um pouco perdido. Eu nunca trabalhei com o MySQL dessa forma, via prompt, apenas no Workbench, na faculdade. Eu fiz a instalação no meu computador apenas para este curso. E não sei se fiz certo. Acredito que tenha definido uma senha no momento da instalação (root), a mesma do username (root). Mas não tenho certeza.

De qualquer forma, para tentar digitar os comandos estou utilizando o MySQL Shell. No começo da linha de comando aparece “MySQL JS>”. Tentei digitar os seguintes comandos:

mysql -u root -p
mysql -u root -p
mysql -u root -proot

Em todos eles continua aparecendo a mesma mensagem: SyntaxError: Unexpected identifier

Pelo erro, o seu SO não reconhece o comando "mysql" então ele não deve ter sido instalado na sua máquina.

Dá uma olhada nesse post: https://medium.com/@marcos.paegle/mysql-instala%C3%A7%C3%A3o-limpa-windows-24e8e60f2e44#:~:text=A%20partir%20de%20agora%20toda,install%20'MySQL%20Server').

solução!

Olá Otávio. O link enviado me ajudou a entender melhor como utilizar os comandos do MySql. Mesmo assim, não estava conseguindo conectar. Então, eu busquei mais informações sobre o MySql e consegui utilizando os seguintes comandos.

\sql
\connect root@localhost

Depois disso consegui seguir os passos do vídeo e criar o banco de dados e as tabelas.

Obrigado pela ajuda.