3
respostas

Problema referente ao Nginx

Olá, pessoal! Tudo certo? Estou com um problema referente ao Nginx.

O problema que eu tenho não é referente ao curso, então não sei se conseguirão me ajudar, mas agradeço muito se tentarem! :)

Estou criando um web app, e já tenho um servidor VPS configurado em uma máquina que está com o Ubunto como SO. Eu consigo acessar sem problemas o meu site através do:

http://{endereçodeIPdomeuServidor}/

Porém quando eu acesso o dominioexemplo.app, não vai.

O domínio já está comprado, e o DNS configurado. Inclusive quando testo pelo "ping dominioexemplo.app" no cmd, aparece o IP do server corretamente, mesma coisa com o comando curl. O problema é realmente acessar pelo navegador.

Meu arquivo nginx.conf está assim:

worker_processes auto;
pid /run/nginx.pid;
include /etc/nginx/modules-enabled/*.conf;

events {
    worker_connections 768;
}

http {
    include /etc/nginx/mime.types;
    default_type application/octet-stream;

    sendfile on;
    tcp_nopush on;
    types_hash_max_size 2048;

 HASHTAGAQUI  ssl_protocols TLSv1 TLSv1.1 TLSv1.2 TLSv1.3;
 HASHTAGAQUI   ssl_prefer_server_ciphers on;

    access_log /var/log/nginx/access.log;
    error_log /var/log/nginx/error.log;

    gzip on;

    include /etc/nginx/conf.d/*.conf;
    include /etc/nginx/sites-enabled/*;
}

E meu arquivo que está no sites-available está assim:

server {
        listen 80;
        root /var/www/html/exemplopasta/exemplopasta/build;
        server_name dominioexemplo.app;

location / {
    try_files $uri $uri/ /index.html;
}

location /login {
    try_files $uri $uri/ /index.html;
}

location /cadastrar {
    try_files $uri $uri/ /index.html;
}

location /dashboard {
    try_files $uri $uri/ /index.html;
}

location /sobrenos {
    try_files $uri $uri/ /index.html;
}

location /esqueciSenha {
    try_files $uri $uri/ /index.html;
}

location /emConstrução {
    try_files $uri $uri/ /index.html;
}
}

E eu já fiz o vínculo do arquivo dominioexemplo.app que está no sites-available para o sites-enabled com o comando: ln -s /etc/nginx/sites-available/dominioexemplo.app /etc/nginx/sites-enabled/

Se alguém souber como me ajudar para funcionar, eu ficaria eternamente grato. Estou há semanas com esse problema Se quiser me chamar no discord para eu explicar/mostrar melhor, meu nome é: aplexy

3 respostas

Oii, Guilherme! Como vai? Vou tentar te ajudar por aqui!

Já que os comandos ping e curl estão retornando o IP correto, isso nos mostra que o DNS está funcionando como deve. Realmente, vamos focar na configuração do Nginx.

Sua configuração do Nginx parece certa. Vou deixar duas recomendações:

  1. Checar se o Nginx está rodando. Você pode fazer isso com o systemctl status nginx no seu server. Se o Nginx não estiver rodando, você pode iniciar ele deste jeito: systemctl start nginx

  2. Ver os logs do Nginx. Os logs do Nginx podem ter informações úteis sobre o que falhou. Você pode ver os logscom o tail -f /var/log/nginx/error.log

Se o problema continuar, podemos procurar mais opções. E se você achar o erro, fala com a gente? Assim mais estudantes podem aprender com o tópico também. :)

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Opa, muito obrigado pela resposta, Maria! :D

Sim, o Nginx está ativo sem problemas! Tanto que consigo acessar o webapp via IP no navegador, o problema fica mesmo quando tento acessar com o domínio - Então creio eu que o problema seja referente a o Nginx não estar entendendo que solicitações da URL meudomonioexemplo.app devem ser respondidas por ele.

E não, não tem nada no Log de erro :/

Oii, Guilherme! Disponha :)

Infelizmente não consigo dar uma certeza ao direcionamento para o seu bug, mas vou deixar duas páginas para você dar uma lidinha, tá bem?

O conteúdo assim pode te dar um norte com os erros do DNS com o servidor do Nginx. Caso seu projeto seja em conjunto no trabalho, também recomendo perguntar para o pessoal que possa checar as individualidades do seu projeto - com o acesso mais a fundo às configurações é melhor para identificar o erro.

Se outra dúvida surgir, estamos aqui.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software