Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Problema quando há períodos de tempo muito longos

Vendo esse último vídeo, no momento em que se faz uma previsão do próximo ano notei que dada a tendência linear, há um crescimento constante da empresa. Dessa forma, nunca haverá uma expectativa de queda, o que parece ser irreal. Assim, o que gostaria de saber é qual o limite de tempo aceitável para se fazer uma previsão? Um ano? Caso seja necessário uma análise acima desse limite, qual técnica de predição devo utilizar então?

1 resposta

Olá Dexter tudo bem com você??

Perceba que a estimativa não indica uma certeza, mas sim um cálculo baseada nos dados anteriores. O ponto não é o quão esta reta está correta na projeção, mas o indicativo de constância no crescimento, baseado em informações prévias.

Contudo, existem muitos fatores que podem vir a atrapalhar essas estimativas e o ideal que essa projeção não seja muito distante, pois podemos acabar caindo em algo irreal.

Em nosso exemplo foram dados de 3 anos para projetar o ano seguinte. Não existe uma fórmula mágica ou precisa do quão efetivo pode ser esta análise, ela irá variar conforme o seu negócio, dados base, mercado entre outros fatores. O papel do analista é mostrar uma projeção e assumir o máximo de cuidados possíveis para essa análise sempre baseado nos seus dados!

Espero ter te ajudado e qualquer dúvida é só retornar aqui! Bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software