1
resposta

Problema para mockar o uriComponentsBuilder: UriComponentsBuilder e URI.

Estou fazendo os testes unitários para a controller para o metodo de create, porém não estou conseguindo efetuar o mock, eu pesquisei bastante mas não cosegui efetuar o mock, estou tomando null pointer exception, podem me ajudar por favor?

Tomo erro nesta linha, me basiei no curso utilizando o que foi ensinado. val uri = uriComponentsBuilder.uri(URI("segmentos/${idSequence}/")).build().toUri()

Tentei essas posibilidades mas sem sucesso Mockito.when(uriComponentsBuilder.path(any())).thenReturn(uriComponentsBuilder) Mockito.when(uriComponentsBuilder.buildAndExpand(anyLong())).thenReturn(uriComponents) Mockito.when(uriComponentsBuilder.uri(any())).thenReturn(uriComponentsBuilder) Mockito.when(uriComponents.toUri()).thenReturn(URI("/segmentos")) Mockito.when(uriComponentsUriBuilder.build("/segmentos")).thenReturn(URI("/segmentos")) Mockito.when(uriComponentsUriBuilder.path(any())).thenReturn(uriComponentsUriBuilder)

Obrigado Cleber Braz

1 resposta

Oi Cleber,

No geral em controllers o recomendado é fazer teste de API mesmo, sem utilizar mocks, pois assim dá para verificar se a API está funcionando corretamente e devolvendo as informações que deveria.

Isso é demonstrado nesse curso posterior: https://cursos.alura.com.br/course/kotlin-spring-testes-automatizados-documentacao-api/task/103331