Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Problema para executar o mvn

Boa tarde galera ! já fiz o teste no cmd e no cmder e em ambos estou com o mesmo problema na hora de iniciar o ./mvn. Oque devo fazer ?

9 respostas

Oi Renato,

Qual o problema que você está tendo ao iniciar o ./mvn?

Olá Otávio, bom dia !

Irmão diz que o comando não é suportável, ou algo do gênero. Estou usando o cmder sem está no modo adm, tem alguma diferença ?

Fala Renato,

Você baixou a versão tar.gz (linux/mac) ou o binary zip (windows)? Pode ser que você tenha feito download da versão do maven de outro sistema operacional, acho que vale a pena dar uma checada

Se não resolver posta aqui a mensagem que dá no prompt

Abraço!

Ok Otávio, vou dar uma checada e mando um feedback.

Fala Otávio, boa tarde, verifiquei novamente o download e ainda está sem funcionar. está apresentando a seguinte mensagem

'.' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
solução!

Você está no windows, correto?

Nesse caso você deve ter baixado o apache-maven-3.6.0-bin.zip

Como você está no Windows, você nem precisa usar o ./

Basta entrar no diretório C:\Users\otavio\Downloads\apache-maven-3.6.0-bin\apache-maven-3.6.0\bin` e executar os comandos normalmente, por exemplo:

mvn --help

(nem precisa passar o ./)

Abraço!

Entendi Otávio, no meu caso ainda não funcionou porque está aparecendo a seguinte mensagem

D:\Usuários\145709890329\Desktop\workspace\calculadora\apache-maven-3.6.0\bin>mvn

The JAVA_HOME environment variable is not defined correctly

This environment variable is needed to run this program
NB: JAVA_HOME should point to a JDK not a JRE

presumo que esse problema e relacionado por não ter criado ainda a pasta JAVA_HOME na variável de ambiente e setar o caminho da pasta bin do maven. Estou correto ?

OBS: a mensagem acima aparece tanto no comando mvn quanto no mvn --help.

Bom dia Otávio !

Irmão, fiz o teste em casa na minha maquina via cmder e com a variável path configurada e deu certo ! \o/

Obrigado pela ajuda !

"presumo que esse problema e relacionado por não ter criado ainda a pasta JAVA_HOME na variável de ambiente e setar o caminho da pasta bin do maven. Estou correto ?"

Correto.

"Irmão, fiz o teste em casa na minha maquina via cmder e com a variável path configurada e deu certo ! \o/"

Perfeito Renato, se tiver algum outro problema com o Maven é só criar outro tópico

Abraço!