toda vez que eu tento instalar as dependencias do projeto ele me manda esse erro. alguém pode me ajudar a entender o problema
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
toda vez que eu tento instalar as dependencias do projeto ele me manda esse erro. alguém pode me ajudar a entender o problema
Oi Yuri!
Parece ser problema de incompatibilidade quanto a versão do Java. Utilize a versão 17 que deve resolver.
Não é isso, professor, eu já tinha atualizado o Java. Isso tá parecendo pessoal um problema no Maven, pq agora ele mostra isso

Okay pessoal, descobri o problema, para quem estiver com dificuldades de rodar o projeto, pode ser os seguintes motivos:
1 - O java instalado está incompatível com o projeto.
R = Instale novamente uma nova versão do Java ( exemplo de instalação no linux)
2 - O Maven está desatualizado ou não configurado R = apague a pasta .m2 e instale novamente o maven já atualizado ( tem que colocar de forma binária, é um processo longo, não coloquei imagem) obs : vc pode usar o comando ./mvnw install para confirmar sua teoria
3 - O seu inteliJ pode está desatualizado R = instale o jetbrains-tools, é mellhor para gerenciar essas atualizações