Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problema no Label de gênero na últiva versão do Pandas.

Olá pessoal,

Ao invés de utilizar o google colab, estou rodando o python diretamente na minha máquina. Utilizando a mesma versão do Pandas disponível no colab (1.5.3) o exercício para criação de uma tabela funcionou perfeitamente, conforme evidência a seguir:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePorém, ao rodar o mesmo script na última versão do Pandas (2.1.4), tenho esse problema de Label:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Como contornar esse problema no pandas 2.1.4?

2 respostas
solução!

Boa Noite Jefferson, Na atualização 2.0 do pandas alterou-se o comportamento do value_counts, antigamente, quando voce usava o value_counts em uma series o resultado herdava o nome do objeto, no caso do problema seria "Sexo", e o índice resultante ficava sem nome. Agora, na atulaização 2.0, o nome do índice herda o nome do objeto original e o nome da series vira "count" ou "proportion" caso normalize=True. Isso pode ser conferido em: https://pandas.pydata.org/docs/dev/whatsnew/v2.0.0.html. Um jeito de resolver o problema seria removendo o nome do índice com a função: Series.index.name = None. No caso do exemplo da aula ficaria assim: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado, Rafael.

Muito Obrigado Rafael.

Entendi perfeitamente!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software