Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Problema no Gradle após a configuração do Firebase.

Logo após a configuração do firebase, meu android studio mostrou esse erro:

"The library com.google.android.gms:play-services-basement is being requested by various other libraries at [[15.0.1,15.0.1]], but resolves to 16.0.1. Disable the plugin and check your dependencies tree using ./gradlew :app:dependencies."

O meu build.grade está assim:

apply plugin: 'com.android.application'
apply plugin: 'com.google.gms.google-services'

android {
    compileSdkVersion 28
    defaultConfig {
        applicationId "br.com.alura.agenda"
        minSdkVersion 15
        targetSdkVersion 28
        versionCode 1
        versionName "1.0"
    }
    buildTypes {
        release {
            minifyEnabled false
            proguardFiles getDefaultProguardFile('proguard-android.txt'), 'proguard-rules.pro'
        }
    }
    productFlavors {
    }
}

dependencies {
    implementation fileTree(include: ['*.jar'], dir: 'libs')
    implementation 'com.android.support:appcompat-v7:28.0.0'
    implementation 'com.android.support:cardview-v7:28.0.0'
    implementation 'com.android.support:support-v4:28.0.0'
    implementation 'com.google.android.gms:play-services-maps:16.0.0'
    implementation 'com.google.android.gms:play-services-location:16.0.0'
    implementation 'com.squareup.retrofit2:retrofit:2.5.0'
    implementation 'com.squareup.retrofit2:converter-jackson:2.5.0'
    implementation 'com.squareup.okhttp3:logging-interceptor:3.12.0'
    implementation 'com.google.firebase:firebase-messaging:17.0.0:15.0.0'
}

Alguma idéia do que seja esse problema ?

6 respostas

Oi Clecio, blz?

Dá uma olhada com atenção neste exercício que explica como pode solucionar esse problema e outros pontos.

[]s

Eu conseguir configurar, até conseguir fazer um teste, a mensagem foi enviada com sucesso, porém logo depois eu reinstalei a app, e daí não funcionou mais, agora só aparece essa mensagem quando eu tento enviar a mensagem novamente pelo cloud messaging do firebase:

V/FA: Inactivity, disconnecting from the service
V/FA: Session started, time: 164307
D/FA: Setting user property (FE): _sid
V/FA: Connecting to remote service
D/FA: Logging event (FE): session_start(_s), Bundle[{firebase_event_origin(_o)=auto, firebase_screen_class(_sc)=ListaAlunosActivity, firebase_screen_id(_si)=6403277495592268686}]
V/FA: Connection attempt already in progress
D/FA: Connected to remote service
V/FA: Processing queued up service tasks: 2
V/FA: Inactivity, disconnecting from the service
V/FA: Recording user engagement, ms: 70936
V/FA: Connecting to remote service
V/FA: Activity paused, time: 224705
D/EGL_emulation: eglMakeCurrent: 0xb5d05360: ver 3 0 (tinfo 0xb5d03700)
D/FA: Logging event (FE): user_engagement(_e), Bundle[{firebase_event_origin(_o)=auto, engagement_time_msec(_et)=70936, firebase_screen_class(_sc)=ListaAlunosActivity, firebase_screen_id(_si)=6403277495592268686}]
V/FA: Connection attempt already in progress
D/FA: Connected to remote service
V/FA: Processing queued up service tasks: 2
V/FA: Inactivity, disconnecting from the service

Será que é devido a reinstalação ? ou por eu ter instalado em um celular físico também e por isso esteja dando algum conflito? Desde já agradeço pelo ajuda!

Estive pesquisando no StackOverFlow e achei uma dica sobre utilizar uma opção no menu file do Android Studio, que seria: Invalidate Caches / Restart. Fiz isso, porém o erro persiste, eu instalei a app novamente.

O erro ainda continua sendo esse que mandou? Ou tem algum tipo de exception? O App quebra ou simplesmente não recebe a mensagem?

Caso esteja apresentando um comportamento muito estranho, você pode compartilhar o projeto comigo via GitHub que eu baixo, vejo os ajustes de configuração e te mando um feedback do problema.

[]s

Eu excluir o projeto e estou refazendo tudo novamente desde a aula 1 pra tentar entender o que poderia ter causado isso. Logo mais lhe dou o feedback se conseguir ou não passar dessa etapa. :)

solução!

Combinado! A minha sugestão é que leia com bastante atenção os exercícios, pois a atualização do conteúdo do curso que cobre as configurações gerais, foram feitas apenas nos exercícios, portanto, o que tiver de diferente do que é apresentado em vídeo com a atualidade é discutido via exercício.

Se tiver dúvida também, fique à vontade também :)

[]s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software