Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

problema no aprendizado

cara eu presto atenção e na aula me dou super bem porem na hora de praticar me perco vim pra alura pra isso acabar o que eu faço ?

2 respostas
solução!

Oi Pedro tudo bem contigo?

Cara, eu confesso para você que no início dos meus estudos de Javascript, nada entrava na minha cabeça.

Eu via vários vídeos no Youtube e de cursos também, mas parecia que algo me travava para fazer os códigos (Até hoje sinto um pouco disso, mas é menor).

Pensei em desistir N vezes dessa carreira, mas sigo persistindo sabe?

Uma maneira que eu achei de resolver essa "trava" na hora de codar sozinho e minimizar esse sentimento de "cara, como sou ruim nisso, pqp", foi fazendo o seguinte:

1 - Entender que o assunto é algo muito novo pra mim e que eu TENHO que respeitar a minha curva de aprendizagem. Ou seja, enquanto existem pessoas que assistem um vídeo de 5 minutos e entendem tudo, existem pessoas ASSIM COMO EU que precisam assistir 10x esse mesmo vídeo, perguntar para alguém e recorrer a outros materiais para entender aquele mesmo assunto que outra pessoa entendeu em 5 minutos, pois nós somos diferentes, temos experiências diferentes de vida/carreira, e uma curva de aprendizado diferente também.

E não respeitar isso só deixa a gente mais estressado e com vontade de chutar o balde sabe? Respeitar esse tempo de estudos é crucial para todo iniciante.

Ter paciência consigo mesmo e entender que é só uma questão de tempo te ajuda muito. Por lógica uma hora você vai pegar o jeito. Talvez pode demorar uma hora, 1 dia, mas vc vai acabar entendendo aquele conteúdo e não vai se sentir tão travado, mas claro que você precisa persistir e se respeitar em primeiro lugar.

2 - Procurar materiais mastigados: Existem pessoas muito tops e experientes nesse mundo da programação e que de bônus, sabem ensinar muito bem. Mas tem outros que não sabem ensinar nada, possuem uma didática muito ruim e isso acaba atrapalhando quem quer aprender e é iniciante.

Depois de me frustrar com algumas didáticas ruins, comecei a pesquisar conteúdos mais mastigados de programação, o que tem me ajudado muito a sair dessa fase de se sentir perdido sabe? Inclusive vou deixar aqui uma apostila de JS que eu achei e é muitooo boa para iniciantes, mostra em detalhes todas as possibilidades do Javascript. - http://docente.ifsc.edu.br/joao.augusto/MaterialDidatico/2018-1/Introdução à Programação/JavaScript/Apostila de JavaScript.pdf

Talvez o link fique quebrado por conta do espaço aqui de respostas do fórum, mas basta copiar e colar no navegador que dá certo.

3 - Seja teimoso: Quando eu não entendi os vídeos no Youtube, eu recorri aos vídeos de cursos. Quando não entendi os vídeos dos cursos, recorria aos artigos de blogs. Quando não entendi os artigos, busquei apostilas, e foi o que me ajudou a entender melhor os conceitos iniciais. Por isso é importante você ser "teimoso" nesse ponto e correr atrás de soluções que mais se adequam a sua forma de aprender, e não se limitar sabe? Busquem N formas diferentes até achar aquilo que pode te ajudar a se destravar.

4 - Saiba onde você quer chegar: Ter clareza dos seus objetivos de vida te ajuda muito a superar essa frustração iniciante de ficar travado olhado para uma tela vazia de códigos e com o exercício do lado, saber por onde começar ou se sentir perdido. Olhando seus objetivos vc vai ter clareza de que essa fase é SÓ UMA FASE, de verdade, e que vc está DISPOSTO a pagar o preço para dar uma condição de vida melhor para você mesmo.

Onde você quer chegar estudando JS? Vc quer ser um desenvolvedor Web Júnior? Alguém que manja de FullStack? Daqui 6 meses já quer estar trabalhando ou vai estudar um pouco mais? Prefere CLT ou PJ? Quais os seus objetivos reais sabe?

Pense nisso, pois tendo de forma clara no papel essa projeção da sua vida (e nem precisa ser no longo prazo, pode ser no curto como objetivos para daqui 6 meses, 3 meses, etc), fica muito mais fácil superar esses desafios iniciais e buscar soluções para resolver isso.

Espero de coração ter te ajudado de alguma forma Pedro.

E se a minha ajuda foi útil, ficaria muito agradecida se marcasse minha resposta como solução para este tópico aqui.

Gratidão e não desista viu? Continua persistindo. Sei que esse início do aprendizado é bem difícil e desafiador, mas valerá muito a pena.

Um forte abraço!!

Muito obrigado ajudou bastante