1
resposta

Problema na preparação do ambiente do Closure no Windows 10

Bom dia a todos

Estou tentando preparar o ambiente do Clojure, mas estou tendo problema.

Nas minhas tentativas, segui os passos enumerados abaixo:

01) Baixei o arquivo de script do PowerShell do Windows em https://download.clojure.org/install/win-install-1.10.1.492.ps1

02) Executei esse arquivo de script no PowerShell, do Windows 10 Pro e selecionei a opção "1", para que a instalação ocorresse na pasta "Documents", do meu usuário do Windows.

Porém, quando tento iniciar o ambiente, com qualquer dos comandos "clj" ou "closure", via PowerShell, recebo a mensagem do prompt dizendo que tais comandos não são conhecidos.

Eu imagino que deva ser necessário incluir algum diretório na variável de ambiente do Windows, mas não localizei nenhuma pasta que contivesse arquivos executáveis com os nomes "clj" e "clojure", algo como "clj.exe" ou "clojure.exe".

Ao olhar as configurações das variáveis de ambiente, no localizei nenhum caminho de pasta que talvez tivesse sido incluído pelo script de instalação que menciono acima.

Será que fiz algum passo incorreto na preparação do ambiente?

Alguém poderia me auxiliar?

Obrigado.

1 resposta

Olá Wagner, tudo certo?

O Clojure depende da maquina virtual do Java (JVM) para poder funcionar. Sugiro baixar ou o JDK pelo site da Oracle (necessário fazer login no site) ou então baixar o OpenJDK, que é o projeto open source do Java.

Eu baixei o OpenJDK que vem zipado. Depois é só "deszipar", colocar em alguma pasta segura (no meu caso coloquei em c:\ mesmo). Depois disso é só adicionar o caminho para a pasta bin na variável de ambiente Path. No meu caso eu adicionei C:\jdk-13.0.2\bin

Depois disso é para o comando clj funcionar.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software