Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Problema na preparação do ambiente do Clojure no Windows 10

Estou com problema Problema na preparação do ambiente do Closure no Windows 10, onde vi que já existia uma problema parecido com o meu no fórum o do Wagner (https://cursos.alura.com.br/forum/topico-problema-na-preparacao-do-ambiente-do-closure-no-windows-10-99286), qual ele diz:

"Estou tentando preparar o ambiente do Clojure, mas estou tendo problema.

Nas minhas tentativas, segui os passos enumerados abaixo:

01) Baixei o arquivo de script do PowerShell do Windows em https://download.clojure.org/install/win-install-1.10.1.492.ps1

02) Executei esse arquivo de script no PowerShell, do Windows 10 Pro e selecionei a opção "1", para que a instalação ocorresse na pasta "Documents", do meu usuário do Windows.

Porém, quando tento iniciar o ambiente, com qualquer dos comandos "clj" ou "closure", via PowerShell, recebo a mensagem do prompt dizendo que tais comandos não são conhecidos.

Eu imagino que deva ser necessário incluir algum diretório na variável de ambiente do Windows, mas não localizei nenhuma pasta que contivesse arquivos executáveis com os nomes "clj" e "clojure", algo como "clj.exe" ou "clojure.exe".

Ao olhar as configurações das variáveis de ambiente, no localizei nenhum caminho de pasta que talvez tivesse sido incluído pelo script de instalação que menciono acima.

Será que fiz algum passo incorreto na preparação do ambiente?

Alguém poderia me auxiliar?"

e então o instrutor Fabiano Augusto Teodoro respondeu:

"Olá Wagner, tudo certo?

O Clojure depende da maquina virtual do Java (JVM) para poder funcionar. Sugiro baixar ou o JDK pelo site da Oracle (necessário fazer login no site) ou então baixar o OpenJDK, que é o projeto open source do Java.

Eu baixei o OpenJDK que vem zipado. Depois é só "deszipar", colocar em alguma pasta segura (no meu caso coloquei em c:\ mesmo). Depois disso é só adicionar o caminho para a pasta bin na variável de ambiente Path. No meu caso eu adicionei C:\jdk-13.0.2\bin

Depois disso é para o comando clj funcionar.

Espero ter ajudado!"

Realizei as mesmas etapas ditas acima pelo Fabiano, porém ainda não consigo :( alguém pode me ajudar?

4 respostas

Olá Giovanna, tudo bem?

Pelo que entendi, você fez a instalação do Clojure pelo PowerShell e baixou e extraiu o OpenJDK, e por último incluiu o caminho do executável do Java na variável de ambiente, mas não conseguiu rodar o Clojure, certo?

Depois de tudo instalado, já tentou rodar os comandos para ver se as aplicações estão funcionando normalmente?

No CMD ou no PowerShell digite: java --version, se estiver tudo certo, trará a versão do Java.

Para o Clojure, no CMD digite: powershell -command clj. Se estiver instalado, entrará no aplicativo do Clojure. Se for no PowerShell, é só digitar clj ou clojure, que é para entrar no aplicativo.

Estou no aguardo para saber qual foi o resultado desses passos!

Sim Fabiano exatamente,

digitar "java --version" tenho este retorno no CMD e no PowerShell:

openjdk 11.0.6 2020-01-14 OpenJDK Runtime Environment AdoptOpenJDK (build 11.0.6+10) OpenJDK 64-Bit Server VM AdoptOpenJDK (build 11.0.6+10, mixed mode)

e quando digito: "powershell -command clj" no CMD ou clj ou clojure no PowerShell este é o retorno que eu tenho:

clj : O comando 'clj' foi encontrado no módulo 'ClojureTools', mas não foi possível carregar o módulo. Para obter mais informações, execute 'Import-Module ClojureTools'. No linha:1 caractere:1

  • clj -J-Dfile.encoding=UTF-8
  • ~
    • CategoryInfo : ObjectNotFound: (clj:String) [], CommandNotFoundException
    • FullyQualifiedErrorId : CouldNotAutoloadMatchingModule

e no no PowerShell ao digitar 'Import-Module ClojureTools', este é o retorno:

Import-Module : O arquivo C:\Users\User\Documents\WindowsPowerShell\Modules\ClojureTools\ClojureTools.psm1 não pode ser carregado porque a execução de scripts foi desabilitada neste sistema. Para obter mais informações, consulte about_Execution_Policies em https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=135170. No linha:1 caractere:1

  • Import-Module ClojureTools
  • ~
    • CategoryInfo : ErrodeSegurança: (:) [Import-Module], PSSecurityException
    • FullyQualifiedErrorId : UnauthorizedAccess,Microsoft.PowerShell.Commands.ImportModuleCommand
solução!

Certo, Giovanna. Pelo que vi, você está com problemas para a execução de scripts, que está desabilitado no PowerShell. Quando tenta executar o comando para instalar o ClojureTools responde falando sobre o about_Execution_Policies, e uma vez já tive problemas com isso para executar scripts e isso aparecia no erro.

Execute o seguinte comando no PS: Set-ExecutionPolicy Unrestricted depois digite S para confirmar.

Com isso, você permitirá a execução de scripts no PS, depois é só tentar rodar novamente.

Espero ter ajudado!

Obrigada Fabiano, deu certo!!! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software