Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

problema na porta 22

olá, não consigo fazer a conexão SSH por conta da porta 22. Não sei como proceder daqui em diante, pois quando coloquei o comando sudo systemctl status ssh aparece a mensagem que o sudo não está conectado ao meu computador. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá, Thainá!

Vou listar aqui algumas verificações para o problema que você está encontrando em seu ambiente.

1. Verifique se o SSH está instalado e ativo na máquina de destino:

• Execute sudo systemctl status ssh na máquina de destino para verificar se o serviço SSH está ativo. Se não estiver, você pode iniciá-lo com sudo systemctl start ssh.
  2. Verifique o firewall:

• Parece que o ufw está bloqueando a porta 22. Tente permitir a porta 22 com o comando sudo ufw allow 22. Se o sudo não estiver habilitado, você pode tentar habilitá-lo nas configurações do sistema ou executar o comando como root.
  3. Verifique o endereço IP:

• Certifique-se de que o endereço IP que você está usando para se conectar está correto. Você pode verificar o IP da máquina de destino com ip address.
  4. Configurações do Windows:

• Se estiver usando o Windows, certifique-se de que o OpenSSH Client está instalado. Você pode verificar isso em "Configurações > Aplicativos > Recursos opcionais".
  5. Problemas de rede:

• Verifique se a máquina de destino está na mesma rede que você está tentando acessar. Se estiver usando uma VM, certifique-se de que a configuração de rede está correta (por exemplo, em modo Bridge).

Bons estudos!

solução!

O que resolveu pra mim, que estou usando o Ubuntu do windows, foi:

sudo apt-get remove --purge openssh-server
sudo apt-get update
sudo apt-get install openssh-server

com isso, consegui connectar pelo console na instancia do ubuntu

Muito obrigada Raul por compartilhar conosco! só consegui com a sua ajuda