Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Problema na Leitura/Escrita de arquivo.

Estou lendo a parte de Leitura/Escrita de arquivos em Python. Criei um novo documento de texto, abri o documento e escrevi o que estava no tutorial, salvei como perfis.csv.. Porém no interpretador do python quando eu jogo os comandos do w+ para ler o arquivo, não acontece nada e o python volta com os três(>>>)..

O que está ocorrendo?

10 respostas

Como você esta fazendo no console do Python? Mostre-me a instrução. Se você usou o bloco de notas terá problema.

@Flavio Henrique Eu criei um novo documento de texto, depois inseri os dados e salvei como "perfis.csv", apareu tipo "um arquivo de excel".

Thiago, copie e cole o que você coloca e o que aparece no console, para ficar mais fácil de entendermos!

Acontece isso ai @Yan Orestes

http://i.stack.imgur.com/ICppa.png

Oi Thiago, primeiro, você deve abrir o terminal no mesmo diretório no qual você salvou o arquivo. Você esta fazendo isso? Se forem em diretórios diferentes, o arquivo não será encontrado. Isso é para poupar que você escreva o caminho completo do arquivo.

Thiago, o interpretador não tem como saber quando você quer acabar a instrução for (isso vale para ifs, whiles etc.). Por isso ele coloca esses três pontinhos na esquerda, pra mostrar que ele ainda tá considerando que o código que você vai digitar estará naquela indentação. O que você tem que fazer, seguindo da imagem que você mandou, é apertar mais uma vez o ENTER. Tô mandando essa resposta pelo celular, então peço perdão se não estiver tão clara e completa, mas creio que esteja, sim. Abraços e bons estudos (não esqueça de dar o feedback aqui, indicando se o problema é mesmo esse!)!

solução!

Na verdade, creio que o problema não é esse (ou pelo menos não apenas). Se você usa o modo w, mesmo que seja com o +, um novo arquivo vai ser criado e o antigo existente com o mesmo nome (se há um antigo existente com o mesmo nome) será apagado. Então a instrução for não mostra nada porque realmente não há nada no arquivo. Abra manualmente o arquivo .csv, depois de fazer isso, para ver se ele realmente é um novo. Se for isso, mesmo, então reescreva o arquivo e mude o modo para r ou r+.

Yan, é por aí! se você quer ler o arquivo, use 'r'. Existe o 'a' para ele adicionar novos registros no arquivo.

Thiago, outra coisa. Você esta salvando os arquivos do projeto dentro da pasta do Python e isso pode lhe causar grandes dor de cabeça em treinamentos futuros. Não é recomendado salvar os arquivos dentro da pasta. Talvez você tenha feito isso porque durante a instalação do Python você não marcou a opção de colocá-lo no path do Windows.

Quando terminar o curso sugiro que reinstale o Python novamente marcando essa opção.

Thiago, não deixe de marcar a resposta de Yan se tudo estiver funcionando!

Thiago, vou marcar minha resposta como solução, apenas para ajudar outros alunos que tenham dúvidas similares. Se tiver mais alguma dúvida, pode criar outro tópico, ok? Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software