2
respostas

problema na leitura do código

Eu estava fazendo meu próprio código mas o p5 deu algum problema e o perdi. Tive que copiar o código da aula, mas está dando a seguinte mensagem "ReferenceError: somDaTrilha is not defined. [sketch.js, line 3] "somDaTrilha" is not defined in the current scope. If you have defined it in your code, you should check its scope, spelling, and letter-casing (JavaScript is case-sensitive). ", mas aparentemente está tudo certo

O que pode ser? Já conferi tudo, está tudo escrito com mesmo padrão de maiúsculas e minúsculas

2 respostas

Olá Gustavo, tudo certo?

Sinto muito em ouvir isso, vamos por partes para identificar qual é o problema.

No p5.js sempre verifique se está logado e de salvar com frequência, para isso pode utilizar o atalho ctrl + s;


Como o seu caso foi de perda total do código, peço para que relembre a sua trajetória durante o curso e com certeza estarei aqui para te ajudar nisso e muito mais!

Então, se por gentileza puder compartilhar comigo o seu projeto, podemos fazer análise mais detalhada e chegar na raiz da causa mais facilmente, para compartilhar o código no p5.js só precisa:

1- Estar logado na sua conta e com um código salvo, clique no topo superior esquerdo em File, depois em Share:

Captura de tela do p5js, na parte superior há 4 quadrados e saíndo de debaixo do segundo quadrado selecionado com o mouse em cima, tem outros 8 retângulos, sendo que o 2 retângulos está marcado em vermelho e escrito Compartilhar. Os quadrados da esquerda até a direita são respectivamente o ícone do p5, Arquivos, Editar e Esboço. Os retêngulos de cima até baixo são respectivamente New, save, duplicate, share, download, open, add to collection e examples

2- Ao clicar em share, abrirá um pop-out com 3 formas de copiar o código, selecione a última que nos permite editar e ver o código por dentro:

Captura de tela do p5js, um quadrado com 3 retaângulos distríbuidos um embaixo do outro, dos seus títulos e de um título maior no topo do quadrado. O título principal é compartilhar, escrito em negrito os outros respectivamente em cima de cada retêngulo são embutido, tela cheia e editar


Quanto ao erro, ele se refere a trilha sonora e por ser muito abrangente algumas coisas podem estar acontecendo, até por ser um código criado do zero e você já estar nos últimos momentos do curso:

  • Faça novamente upload na trilha sonora, e configure ela numa pasta específica;
  • Verifique se o código referente a trilha sonora está sendo carregado adequadamente — se foi criado uma variável, se o loadSound está no local correto;

Se tiver qualquer dúvida, saiba que estou à disposição, conte comigo!

Um bom dia e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.

Ola, Gabriel. Estou agora no modulo de orientacao a objeto, assim que terminar esse modulo vou rever o codigo do jogo da galinha e tentar consertar a trilha sonora. obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software