Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Problema na intação do codelite no Ubuntu 22.0

Alguém conseguiu fazer a instalação do codelite no ubuntu 22? To com esses problemas:

The following packages have unmet dependencies: codelite : Depends: liblldb-14 but it is not installable Depends: libstdc++6 (>= 12) but 11.2.0-7ubuntu2 is to be installed

O que eu acho estranho é não ter um tutorial simples mostrando como fazer essa instalação. É a primeira vez que não consigo instalar um programa via linha de comando no ubuntu.

Grato se alguém tiver algum posicionamento.

6 respostas

O codelite precisa de algumas dependências que são comuns pra aplicações de desenvolvimento de software.

Aqui você consegue encontrar um guia de instalação e de configuração do repositório do codelite: https://docs.codelite.org/downloads/download/#ubuntu-debian

Depois de puxar as chaves com :

sudo apt-key adv --fetch-keys http://repos.codelite.org/CodeLite.asc

Você adiciona o repositório específico do Ubuntu 22:

 sudo apt-add-repository 'deb https://repos.codelite.org/ubuntu/ jammy universe'

Após isso, no ubuntu, recomendo baixar as seguintes dependências:

sudo apt update
sudo apt install build-essential
sudo apt instal g++

Por último:

sudo apt update
sudo apt install codelite

Verifique se consegue instalar.

Suerte!

Tinha tentado instalar assim porém não obtive sucesso, por desencargo eu tentei novamente usando a mesma sequência, obtive o mesmo problema da dependência.

O pior é que eu tentei instalar a dependência sozinha e depois tentar instalar o codelite novamente, não funcionou também, inclusive acabou instalando o Xterm e uXterm que eu nem sei de onde veio nessa brincadeira kk. Vi que outro usuario teve problema também, talvez seja algum pau no sistema operacional que ainda não corrigiram. Complicado.

Tentei instalar versões menores em formato .deb, também é a primeira vez que vejo um app .deb não instalar no ubuntu, incrivelemente nenhuma versão instalou.

Sugestão: Fazer essas aulas no VSCODE, deve dar para utilizar ele em auto nível para programar em C++.

Ok. Vou subir uma máquina virtual do Ubuntu 22 e te respondo se conseguir rodar.

Se conseguir é show, mas se não conseguir de boa.

solução!

Formatei o sistema operacional e efetuei a instalação via linha de comando.

Funcionou, o codelite instalou agora !

Bizarro.

Só para atualização, em caso de alguém cair no mesmo problema.

Meu codelite não estava aparecendo o autocomplete, pois é, deu pau na instalação, ai quando instala, o recurso de ajuda de uma IDE não funciona, isso é aquela janela que aparece quanto utilizamos a notação ponto para acessar as propriedades de um objeto (caso não saiba) a versão do codelite 16 não esta funcionando o autocomplete. Verifiquei todas as configurações, tudo está ativado corretamente, mesmo assim sem a funcionalidade.

Para resolver, a instalação da versão 14 foi necessária, essa está funcionando corretamente. Deixo aqui avisado para você não perder o tempo que eu perdi.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software