1
resposta

Problema na Instalação do Pillow

Estou tendo problemas para install o Pillow na venv. A mensagem apresentada informa que não há um módulo SSL disponível. A saber, a mensagem ipsis litteris:

WARNING: pip is configured with locations that require TLS/SSL, however the ssl module in Python is not available.
WARNING: Retrying (Retry(total=4, connect=None, read=None, redirect=None, status=None)) after connection broken by 'SSLError("Can't connect to HTTPS URL because the SSL module is not available.")': /simple/pillow/

É importante ressaltar que fora da venv, pelo anaconda3, está tudo ok. Com o comando pip freeze encontrei inclusive o pillow na última versão. Porém, dentro da venv o mesmo não aparece. Tentei instalar no modo forçado o módulo, mas também não obtive êxito.

Tem uma outra maneira de instalá-lo?

1 resposta

Olá Victor, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em lhe responder.

Gostaria de saber se o erro ainda é apresentado. Esse erro pode estar relacionado com as variáveis de ambientes, quando estamos fazendo o uso do Anaconda será necessário adicionarmos três caminhos para as variáveis de ambiente. Para isso verifique os seguintes caminhos estão adicionados a variáveis de ambientes. O caminho apresentado abaixo está considerando o caminho padrão da instalação.

C:\Anaconda3 
C:\Anaconda3\Scripts
C:\Anaconda3\Library\bin 

Para acessar as variáveis de ambiente basta seguir os passos abaixo:

  • Clique no campo de pesquisa do windows e pesquise por variáveis de ambiente, clique no primeiro resultado da pesquisa.

  • Será aberto uma nova janela, clique na aba Avançado.

  • Nessa janela, clique no botão Variáveis de Ambiente encontra-se abaixo e a direita.

  • Uma nova janela será aberta, no campo Variáveis do usuário procure e clique em Path.

  • Clique no botão Editar que está à direita da tela.

  • Nesse momento verifique se os caminhos listados anteriormente estão presentes. Caso não estejam, clique em Novo e cole um caminho por vez e clique em Novo para inserir o próximo caminho.

  • Após esses passos, feche todas as janelas que foram abertas clicando em OK, e teste novamente a instalação do Pillow.

Caso após a verificação dos passos acima, a instalação do Pillow continue apresentando erro, peço que adicione o caminho para a pasta script presente no ambiente virtual do seu projeto, adicionando o caminho completo para essa pasta. E realize uma nova tentativa de instalação do Pillow.

Peço que teste os passos propostos acima, caso o erro persista, encontro-me à disposição.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software