2
respostas

Problema na criação de Cluster 11/06/2025

Prezados, boa tarde. Estou usando a Free Edition do Databricks mas não consigo achar a opção para criar um cluster. Vocês poderiam me ajudar?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Também estou com essa dificuldade. Ao logar no DataBricks, não aparece mais a opção Community Edition, somente a Free Edition, onde nesta não aparece a opção para criar novo Cluster. Se entrarmos na opção New -> More, não aparece a opção Cluster apenas as opções: Git Folder, SQL Warehouse e Serving endpoint.

Ei, Fernando e Daniel! Espero que estejam bem.

A versão Databricks Community Edition que permitia a criação gratuita do Cluster e outras funcionalidades sofreu algumas atualizações, começando pelo nome que é Free Edition como a de vocês. E essa nova versão não permite mais a criação de clusters da mesma forma que antes.

Para ler mais sobre essa mudança, recomendo ler essa atividade que inserimos com os detalhes: Mudança na criação da conta Databricks. Leiam com bastante calma e atenção.

E como alternativa, na documentação do Databricks é recomendado criar o cluster pela plataforma Microsoft Azure. Porém, para utilizar é preciso ter uma conta pré-paga. Mas reforço que leiam o material acima e que sigam as orientações da atividade para criar a conta sem custo inicial.

O passo a passo para criar o cluster e seguir com o curso, ele está na atividade Mudança na criação do Cluster e ativação do DBFS.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum para podermos te ajudar.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!