Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
20
respostas

Problema na configuração do ambiente para execução local da aplicação backend

Tenho o Java instalado, instalei o MySQL no meu Mac, rodei. Fiz o comando java -Dspring.datasource.password=minhaSenha -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar na pasta onde o arquivo está e não consegui obter os dados no http://localhost:8080/api/autores. Gostaria de uma ajuda pra poder continuar o curso. Tentei usar o https://cdc-react.herokuapp.com/api/autores na url, mas tem uma quantidade enorme de cadastros e não funciona sempre, é extremamente instável. Está bem difícil continuar o curso de React sendo que as instruções não estão funcionando. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

20 respostas

Fala aí Hugo, tudo bem? Quando você tentou subir o .jar, deu algum erro?

Sobre a API de Heroku, vamos dar uma olhada o motivo de estar instável.

Sobre a quantidade de dados, tem uma URL que limpa o banco, vou procurar e te mando (não achei agora).

Espero ter ajudado.

E aí, Matheus. Cara, quando eu dou o comando "java -Dspring.datasource.password=minhaSenha -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar" aparece alguns erros no terminal sim (inclusive tentei o comando "java -Dspring.datasource.username=root -Dspring.datasource.password=minhaSenha -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar"). Nesse link eu coloquei o que aparece no terminal quando eu dou o comando: https://1drv.ms/b/s!ArulhRABhdHav21qtyi0oIzIwxGe Eu ainda tô me familiarizando com essas coisas, então nessa parte tô apanhando bastante. Já tentei colocar a versão mais antiga do MySQL e também não rolou.

Cara abre o jar, vai no application.properties e verifique sua conexão com o banco está correspondendo com a especificada lá. O seu MySQL é o 5? Se não for tem que mudar algumas coisas, como o driver-class-name

Desculpa a falta de conhecimento cara, mas como eu faço essas coisas que falou?

Agora estou com MySQL 5.7. Mesmo assim não funciona. Como o "https://cdc-react.herokuapp.com/api/autores" é impossível de usar porque cai toda hora, estou realmente sem ter como fazer o curso de React.

Legal, agora abra o arquivo jar(cdc_react.jar) do projeto, com o Winrar, ou algum outro descompactador, lá vc encontra o arquivo que me refiro, com os dados de conexão.

O arquivo application.properties está dessa forma:

#spring boot properties
#Thu Jul 21 15:01:47 EDT 2016
spring.datasource.driver-class-name=com.mysql.jdbc.Driver
spring.datasource.username=root
spring.datasource.password=
spring.datasource.url=jdbc:mysql://localhost/cdc_react?createDatabaseIfNotExist=true
spring.jpa.hibernate.ddl-auto=update

-Verifique usuário e senha do seu MySQL instalado -A porta na conexão, provavelmente tenha a porta que o MySQL está respondendo

spring.datasource.username=root (está sem senha) spring.datasource.password= **(está sem a porta da conexão, após o localhost ex(localhost:3306)) spring.datasource.url=jdbc:mysql://localhost/cdc_react?createDatabaseIfNotExist=true

Verifique esses detalhes

Como instalei a versão 5.7 do MySQL não cadastrei usuário nem senha. Cara, se precisar entrar no meu note pelo TeamViewer por mim tudo bem. Manjo muito pouco dessas portas.

No utilitario de rede do mac fiz um "Port Scan" e vi isso:

Open TCP Port:     3306           mysql

O mysql está nessa porta? O que posso fazer com essa informação?

Oi Hugo tudo certo ?

Como o seu Mysql ta sem senha, tente rodar o jar pelo comando :

java -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar

Caso não de certo tente esses passos para setar para o plugin do mysql_native_password

mysql -u root

mysql>USE mysql;
mysql>UPDATE user SET plugin='mysql_native_password' WHERE User='root';
mysql>FLUSH PRIVILEGES;
mysql>exit;

service mysql restart

E tenta rodar o jar novamente

java -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar

-jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar

Felipe, é pra dar esses comandos no terminal? Se sim, aparece isso:

air-de-isabella:React isabellamedeiros$ mysql -u root
-bash: mysql: command not found

Lembrando que estou usando um Mac

o comando "java -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar" foi o primeiro que tentei usar e não deu certo.

A versão do Java está correta? Isso foi uma das primeiras coisas que vi, e aparentemente está tudo ok.

air-de-isabella:React isabellamedeiros$ java -version
java version "1.8.0_191"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_191-b12)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.191-b12, mixed mode)
air-de-isabella:React isabellamedeiros$ javac -version
javac 1.8.0_191

Oi Hugo,

Tenta sudo mysql -u root depois segue os outros passos

Ainda "command not found", Felipe.

Fala aí Hugo, esse erro é porque provavelmente falta você mapear o comando MySQL com o bash, para resolver, crie um .bash_profile na home do seu usuário e adicione o conteúdo:

export PATH="/usr/local/mysql/bin:$PATH"

Caso o arquivo já existe, apenas atualize-o.

O bom de deixar no arquivo é não precisar fazer o export toda hora.

Espero ter ajudado.

Fiz o arquivo .bash_profile na home do usuário e no arquivo adicionei o conteúdo que passou, mas nada mudou. O problema continuou.

solução!

Muito estranho Hugo, era para ter funcionado.

Preciso ver como foi feita a instalação do MySQL, um trabalho um pouco mais chato de arrumar.

Sugiro por hora, você utilizar a API do Heroku (se já não estiver).

Espero ter ajudado.

Beleza, vou usando a API.

Valeu Matheus.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software