Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Problema na conexão com servidor

Estou tentado realizar a atividade, porém quando chega no momento de escolher a conexão aparece a seguinte mensagem "Não é possível estabelecer uma conexão. Verifique se o servidor está sendo executado."

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeVerifiquei em outra questão do fórum sobre verificar se o SQL Server está em funcionamento e o mesmo está funcionando normalmente, com o termo "Em execução". Também está com o usuário da minha máquina, como tinha sido feito em outra atividade anteriormente.

O que poderia estar ocorrendo então?

4 respostas
solução!

Oi Gustavo, tudo bem?

Peço desculpa pela demora no retorno.

Normalmente essa mensagem ocorre caso o programa não esteja em execução ou esteja conectado com um usuário diferente do usuário da máquina, mas no seu caso você confirmou que já checou todos esses pontos certo?

Uma possibilidade que também ocasiona esse tipo de erro é se você tiver especificado o servidor como “localhost”, tente especificar o nome do servidor, parar a execução e depois iniciar novamente.

Caso isso não resolva seu problema me avise aqui que tentarei te ajudar de outras formas.

Bons estudos!

Oi Beatriz, tudo bem e com você?

Fiz novamente a validação do nome do servidor e se está "em execução" em programa o SQL Server Analysis Services, tentei alterar o nome de "localhost" para o do meu servidor tanto com o fornecido quando procuro o hostname no Prompt de Comando quanto o que está indicado em serviços, como nas fotos abaixo.

Tem alguma outra forma ou estou fazendo algum passo errado?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Beatriz,

Fiz uma nova tentativa de mudança do nome do servidor, usando DESKTOP-AEL1KHH\SQLSERVER e agora consegui avançar!

Muito obrigado pela ajuda.

Oi Gustavo, que ótimo que deu certo!

Imagina, se precisar estou por aqui!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software