Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Problema matemático para construir Esquerda Direita e Nível

Olá.. Teriam mais detalhes do algoritmo da construção dos elementos?

Deixa eu tentar ser mais claro: Qual problema matemático (ou fórmula) é utilizado para montar a direita esquerda e nível?

Eu já terminei o curso, vi o Store Procedure e ok... mas eu tenho um problema mais complexo na vida real e gostaria de estudar a fórmula do algoritmo para aplicar à minha realidade. Já procurei por grafos que representem o mesmo dilema e nada que se comparasse com isso.

Em fóruns de BI também não encontrei ninguém que falasse sobre o assunto.

é muito comum achar o Algoritmo do carteiro chinês, do caixeiro viajante, o problema das sete pontes, caminho euleriano, hamiltoniano.. Mas nenhum com esquerda direita e nível, nem próximo

2 respostas
solução!

Oii Guaraci, tudo bom?

O esq, dir e nível na verdade não é bem um problema matemático. São inteiros que identificam cada membro da dimensão que estão abaixo do nível em que este membro se encontra. Os atributos de nível identifica quantos níveis abaixo da hierarquia o membro da dimensão está localizado. Ou seja, é um contador feito numa procedure, que vai contar os níveis de cada elemento na tabela e colocar em qual posição está aquele elemento criando uma hierarquia.

Como é uma dimensão irregular e que faz um auto relacionamento, então é usado isso para identificar a hierarquia. E não é muito falado nos fóruns de BI, na época em que fiz esse curso também procurei para saber mais sobre isso.

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer coisa estou por aqui, beleza? :)

Olá Maria,

Tranquilo... na faculdade eu tive uma matéria chamada Teoria dos Grafos, onde alguns algoritmos seguiam uma lógica matemática, essas equações descrevem menor caminho percorrrido, mínima distância, servem para ajustar os timers dos satélites para compensar o fato da velocidade deles em relação à Terra produzir diferença temporal, etc.. realmente disso não achei material e teria de fazer manualmente na entrada de novas pessoas na hierarquia ou mudança de nível. Ficou meio engessado este aspecto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software