1
resposta

[PROBLEMA] go: could not create module cache: mkdir C:\Program Files\Go\bin\pkg: Access is denied.

Pessoal, inciei os estudos em GO e estou tendo esse problema ao executar o passo de baixar o gin

Imagem do problema

1 resposta

Olá, Bruno! Tudo bem?

Pelo print que você compartilhou, o Go está tentando criar um diretório de cache de módulos dentro do diretório de instalação do Go, que é C:\Program Files\Go\bin\pkg, ele é um diretório é protegido pelo sistema e requer permissões de administrador para criar arquivos ou diretórios dentro dele.

Mas o mais curioso é que o seu projeto está em uma pasta totalmente diferente da que é apresentada no erro, onde você não tem permissão de realizar esse tipo de ação. É uma situação bem estranha, então peço que cheque os seguintes pontos:

  • Verificar Variáveis de Ambiente: certifique-se de que as variáveis de ambiente do Go estão configuradas corretamente. A variável GOPATH deve apontar para o diretório onde você deseja que o Go armazene o código-fonte de pacotes de terceiros e as variáveis GOBIN e GOCACHE devem apontar para locais onde você tem permissão de escrita.

  • Passos que você seguiu: comente ou envie prints dos passos que você realizou para a instalação do ambiente GO e a desse projeto em questão que você recebeu esse erro, além de um print da estrutura de pastas e arquivos do VS Code.

Lembre-se de reiniciar VS Code após definir a variável de ambiente para que a mudança tenha efeito.

Espero que uma dessas sugestões resolva o problema que você está enfrentando

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software