Olá! Estou resolvendo o seguinte problema:
Uma grande dúvida quando vamos abastecer um veículo saber qual combustível é mais vantajoso: álcool ou gasolina. A relação de consumo entre álcool e gasolina é de 70%, ou seja, se temos o mesmo volume de combustível, a energia gerada por 70% do consumo de gasolina é o mesmo de 100% do consumo de álcool. Tendo esta informação, conseguimos saber, na hora de abastecer, qual combustível é o mais vantajoso, dividindo o preço do álcool pelo preço da gasolina. Se este valor for superior a 0,7, vale a pena a gasolina. Se este valor for inferior a 0,7, vale a pena o álcool. Se o valor for exatamente 0,7, tanto faz abastecer com um ou outro.
Elabore um programa em JavaScript: A) Que receba como entrada o preço da gasolina e o preço do álcool e informe ao usuário qual é o combustível mais vantajoso (ou se tanto faz abastecer qual qualquer um deles). B) Considere que depois, o programa deve perguntar ao usuário se deseja efetuar um novo cálculo: se u usuário confirmar que sim, o programa solicita as entradas novamente. Senão, o programa é encerrado.
O código que desenvolvi foi:
<meta charset="UTF-8">
<title>Álcool x Gasolina</title>
<button>Compare os valores dos combustíveis.Click aqui!</button>
<script>
function media(){
var nome = prompt("Insira seu nome.");
var alcool = parseFloat(prompt("Insira aqui o valor do preço por litro do Álcool."));
var gasolina = parseFloat(prompt("Insira aqui o valor do preço por litro da Gasolina."));
var mediaCombustivel = (alcool/gasolina);
if (mediaCombustivel > 0.7){
document.write(nome + ", é mais vantajoso você abastecer com Gasolina!");
var button = document.querySelector("button");
}
if (mediaCombustivel < 0.7){
document.write(nome + ", é mais vantajoso você abastecer com Álcool!");
}
if (mediaCombustivel == 0.7){
document.write(nome + ", neste caso os dois combustíveis são boas opções!");
}
}
button.onclick = media;
</script>Resolvi o item A. A partir disso não consigo mais desenvolver. O que esta faltando? O que não estou vendo? Podem me ajudar?