4
respostas

problema em conectar no phpmyadmin

ta dando esse erro, e não consegui arrumar, tenho medo de fazer algo que nao sei e piorar. oque eu posso fazer nessa situação?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

E aí, Lucas!

Tranquilo? Esse erro geralmente significa que o PHP não está conseguindo se conectar ao MySQL.

Certifique-se de que o MySQL está rodando no servidor. Às vezes, ele pode ter parado por algum motivo.

Confira se o host no seu arquivo de configuração do PHP (config.inc.php no caso do phpMyAdmin) está correto. Deve ser algo como localhost ou o IP do servidor. VÊse a porta do MySQL está correta. O padrão é 3306. Isso também é configurado no mesmo arquivo de configuração.

Ps: Às vezes, firewalls podem bloquear a conexão. Verifique se não há regras impedindo a comunicação entre o PHP e o MySQL.

PS2: Dê uma olhada nos logs de erro do PHP e MySQL para mais informações sobre o que está acontecendo. Eles geralmente estão em locais como /var/log/php/errors.log e /var/log/mysql/error.log.

Consigo arrumar isso pelo terminal? eu tentei isso que voce falou e não funcionou

Sim! foi mal, achei que você já era mais avançado.

Verificar se o MySQL está rodando:

sudo service mysql status

Isso vai te dizer se o MySQL está ativo. Se não estiver, você pode iniciar com sudo service mysql start.

Verificar as configurações do MySQL:

sudo nano /etc/mysql/my.cnf

Dê uma olhada nas configurações, especialmente nas linhas relacionadas a bind-address e port.

Verificar se o PHP está configurado corretamente:

php -m | grep mysqli

Isso vai te dizer se o módulo mysqli do PHP está habilitado.

Testar a conexão MySQL via terminal:

mysql -u seu_usuario -p

Substitua seu_usuario pelo nome do seu usuário MySQL. Isso deve pedir sua senha e te dar acesso ao console do MySQL.

Verificar Logs de Erro:

tail -f /var/log/mysql/error.log

Mantenha isso rodando enquanto tenta conectar via phpMyAdmin. Pode mostrar mensagens de erro úteis.

Se tudo isso não resolver, talvez seja hora de pensar em reconfigurar o phpMyAdmin ou reinstalar o MySQL

Então, testei todos os comandos e o unico que funcionou foi o php -m | grep mysqli, que retorna escrito "mysql" o resto da erro o primeiro por exemplo da esse erro aqui: sudo: service: command not found, na verdade todos dao o mesmo erro, falando que o comando nao foi encontrado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software