ta dando esse erro, e não consegui arrumar, tenho medo de fazer algo que nao sei e piorar. oque eu posso fazer nessa situação?
ta dando esse erro, e não consegui arrumar, tenho medo de fazer algo que nao sei e piorar. oque eu posso fazer nessa situação?
E aí, Lucas!
Tranquilo? Esse erro geralmente significa que o PHP não está conseguindo se conectar ao MySQL.
Certifique-se de que o MySQL está rodando no servidor. Às vezes, ele pode ter parado por algum motivo.
Confira se o host no seu arquivo de configuração do PHP (config.inc.php
no caso do phpMyAdmin) está correto. Deve ser algo como localhost
ou o IP do servidor.
VÊse a porta do MySQL está correta. O padrão é 3306. Isso também é configurado no mesmo arquivo de configuração.
Ps: Às vezes, firewalls podem bloquear a conexão. Verifique se não há regras impedindo a comunicação entre o PHP e o MySQL.
PS2: Dê uma olhada nos logs de erro do PHP e MySQL para mais informações sobre o que está acontecendo. Eles geralmente estão em locais como /var/log/php/errors.log
e /var/log/mysql/error.log
.
Consigo arrumar isso pelo terminal? eu tentei isso que voce falou e não funcionou
Sim! foi mal, achei que você já era mais avançado.
Verificar se o MySQL está rodando:
sudo service mysql status
Isso vai te dizer se o MySQL está ativo. Se não estiver, você pode iniciar com sudo service mysql start
.
Verificar as configurações do MySQL:
sudo nano /etc/mysql/my.cnf
Dê uma olhada nas configurações, especialmente nas linhas relacionadas a bind-address
e port
.
Verificar se o PHP está configurado corretamente:
php -m | grep mysqli
Isso vai te dizer se o módulo mysqli do PHP está habilitado.
Testar a conexão MySQL via terminal:
mysql -u seu_usuario -p
Substitua seu_usuario
pelo nome do seu usuário MySQL. Isso deve pedir sua senha e te dar acesso ao console do MySQL.
Verificar Logs de Erro:
tail -f /var/log/mysql/error.log
Mantenha isso rodando enquanto tenta conectar via phpMyAdmin. Pode mostrar mensagens de erro úteis.
Se tudo isso não resolver, talvez seja hora de pensar em reconfigurar o phpMyAdmin ou reinstalar o MySQL
Então, testei todos os comandos e o unico que funcionou foi o php -m | grep mysqli, que retorna escrito "mysql" o resto da erro o primeiro por exemplo da esse erro aqui: sudo: service: command not found, na verdade todos dao o mesmo erro, falando que o comando nao foi encontrado