1
resposta

Problema em Address a terceira rede

Oi, boa noite, tudo bem com vocês? Eu estou tentando fazer uma configuração de rotador da atividade do curso de Redes: conceitos iniciais a criação da intranet. Quando eu vou Address a terceira rede eu não consigo, aparece "% Invalid input detected at '^' marker".

Minha configuração esta assim:

CAFE(config)#interface gigabitEthernet 0/0 CAFE(config-if)#ip address 192.168.0.1 255.255.255.0 CAFE(config-if)#description REDE A CAFE(config-if)#no shutdown

CAFE(config-if)# %LINK-5-CHANGED: Interface GigabitEthernet0/0, changed state to up

CAFE(config-if)#exit CAFE(config)#interface gigabitEthernet 0/1 CAFE(config-if)#ip address 192.168.1.1 255.255.255.0 CAFE(config-if)#description REDE B CAFE(config-if)#no shutdown

CAFE(config-if)# %LINK-5-CHANGED: Interface GigabitEthernet0/1, changed state to up

CAFE(config-if)#exit CAFE(config)#interface gigabitEthernet 0/2 %Invalid interface type and number CAFE(config)#interface gigabitEthernet 0/1/1 %Invalid interface type and number CAFE(config)#interface fastethernet 0/1/0 CAFE(config-if)#ip address 192.168.2.1 255.255.255.0 ^ % Invalid input detected at '^' marker.

CAFE(config-if)#ip address 192.168.1.2 255.255.255.0 ^ % Invalid input detected at '^' marker.

Alguém pode me ajudar a resolver o problema?

1 resposta

Bom dia!

Você pode aproveitar as informações para tentar identificar o erro: **%Invalid interface type and number **

Nesse caso está informado que a interface é inválida, pelo tipo ou número e você pode pensar "isso eu já sabia", mas a questão é que essa informação indica que não existe uma interface com os dados que estão sendo iseridos e nos levanta alguns questionamentos a serem verificados, como por exemplo.

Quais são as interfaces presentes? usando o comando show ip interface brief, você vai conseguir ver quais interfaces (número e tipo) existem no roteador. Se for o 1841, a saída será similar a seguinte:

*Router# sh ip interface brief Interface IP-Address OK? Method Status Protocol FastEthernet0/0 193.168.3.1 YES NVRAM up up FastEthernet0/1 9.9.9.1 YES NVRAM up up Ethernet0/0/0 unassigned YES NVRAM up down Vlan1 unassigned YES unset administratively down down Router# *

Nessa saída, mostra que o roteador tem somente interfaces do tipo FastEthernet e Ethernet ao lado delas, as identificações numéricas. Espero que tenha ajudado.