Estou com um problema pra configurar os dispostivos pc 4,5 e 6 em DHCP os pcs 1,2,3 estão funcionando mas o 4,5 e 6 não estão na hora de gerar o dhcp fala DHCP falid. APIPA is being used, alguém pode me ajudar?
Estou com um problema pra configurar os dispostivos pc 4,5 e 6 em DHCP os pcs 1,2,3 estão funcionando mas o 4,5 e 6 não estão na hora de gerar o dhcp fala DHCP falid. APIPA is being used, alguém pode me ajudar?
Bom dia.
O erro “DHCP failed. APIPA is being used” significa que o PC não conseguiu falar com o servidor DHCP. Como os PCs 1, 2 e 3 funcionam e os PCs 4, 5 e 6 não, o problema está no caminho entre eles e o roteador/servidor DHCP.
As causas mais comuns no Packet Tracer são:
O switch onde os PCs 4, 5 e 6 estão conectados não está ligado à porta correta ou o cabo está no lugar errado.
Confira se o cabo do switch está conectado à interface do roteador que está configurada com DHCP.
A interface do roteador que atende esses PCs pode estar desligada.
Abra o roteador, vá em Config ou CLI e veja se a interface correspondente está com “no shutdown”.
A rede desses PCs pode estar em uma VLAN diferente ou errada.
Se estiver usando VLANs, confirme se o switch e o roteador estão com as VLANs corretas para o DHCP chegar até eles.
Não existe serviço DHCP configurado para a rede dos PCs 4, 5 e 6.
Entre no servidor DHCP ou no roteador (se estiver usando DHCP no roteador) e verifique se existe um pool configurado para a faixa correta.
Qual interface do roteador está ligada ao switch desses PCs e qual é o pool DHCP configurado?
os cabos estão certos e esses são os servers 0 e 1