Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Problema] Design Sprint - Quando usar

Nesta aula foi apresentado várias imagens mostrando outros métodos: Design Thinking, Scrum e o Design Sprint. Então ficaram algumas dúvidas:

  1. Quando realmente usar o Design Sprint?
  2. No curso anterior vimos sobre o Lean Inception, que tem como objetivo entregar o MVP mediante o ciclo scrum com prototipagem durante a sprint e escrita de histórias de usuários. Então, surge a dúvida: Qual seria a necessidade do MVP se utilizado o design sprint?
  3. Por fim, no final da aula, foi apresentado um gráfico comparando as 4 metodologias: Design Thinking, Lean Startup, Scrum e o Design Sprint. Neste gráfico é possível ver o design sprint dentro do universo lean startup. Diante deste cenário qual seria o diferencial de usar o design sprint e não o Lean incpection por exemplo? Uma vez que em qualquer um dos 4 métodos eu já posso ter um produto conhecido, mas não desenvolvido!

Atenciosamente,

Vitor Campos.

2 respostas
solução!

Oi, Vitor!

Vamos por partes.

  • Quando realmente usar o Design Sprint? O Design Sprint é ideal para situações onde:

    • O time está paralisado e precisa de um empurrão para avançar.
    • Há pouco tempo disponível para desenvolver uma solução.
    • Existe um risco alto e é necessário testar uma ideia rapidamente antes de investir mais recursos.

    Por exemplo, se você tem um projeto que tá engavetado e precisa ser retomado rapidamente, ou se precisa validar uma solução de forma rápida sem construir um produto completo, o Design Sprint é uma ótima escolha.

  • Qual seria a necessidade do MVP se utilizado o Design Sprint? O MVP (Minimum Viable Product) é um conceito central no Lean Startup e Lean Inception, focado em lançar uma versão mínima do produto para validar hipóteses com usuários reais. O Design Sprint, por outro lado, é uma metodologia que ajuda a prototipar e testar uma ideia em um curto espaço de tempo (geralmente 4 dias), sem a necessidade de construir um MVP completo.

    O Design Sprint pode ser visto como um passo anterior ao desenvolvimento do MVP. Ele permite validar rapidamente se a ideia tem potencial antes de investir tempo e recursos no desenvolvimento do MVP.

  • Qual seria o diferencial de usar o Design Sprint e não o Lean Inception, por exemplo?

    • Lean Inception: Focado na construção do MVP, com um ciclo de desenvolvimento mais longo e detalhado, incluindo a escrita de histórias de usuários e a prototipagem durante a sprint.
    • Design Sprint: Focado em validar rapidamente uma ideia ou solução através de prototipagem e testes em um curto período (4 dias). Ele é mais compacto e ágil, ideal para situações onde o tempo é um fator crítico e é necessário um aprendizado rápido.

    O Design Sprint é uma ótima opção quando você já tem uma ideia ou solução em mente e precisa validar sua viabilidade rapidamente. Já o Lean Inception é mais adequado quando você está pronto para desenvolver e lançar um MVP, com um processo mais detalhado e estruturado.

Um abraço e bons estudos.

Ei Lorena, muito esclarecedora sua resposta. Espero que um dia na prática eu posso executar algum projeto usando o design sprint.

um abraço virtual!