Não existe uma forma de contornar este problema com um design pattern sem precisar suprimir as exceções ? Em java eu fazia uso de singletron para este tipo de problema, mas não sei se isso se aplica adequadamente no python
Não existe uma forma de contornar este problema com um design pattern sem precisar suprimir as exceções ? Em java eu fazia uso de singletron para este tipo de problema, mas não sei se isso se aplica adequadamente no python
Olá, tudo bem?
De fato, recorrer diretamente à supressão de exceções com suppress_callback_exceptions=True
pode parecer uma "gambiarra", então é natural buscar alternativas mais elegantes como o uso de design patterns.
O padrão Singleton tem aplicação em cenários onde é importante manter uma única instância de um recurso compartilhado (como conexão com banco, serviços, etc.). Mas neste caso específico do Dash, o problema não é a criação de múltiplas instâncias, e sim o registro antecipado de callbacks para componentes que ainda não estão carregados na interface.
No Dash, os callbacks são registrados globalmente no app
durante o carregamento do script. Se esse script tenta registrar um callback que depende de um componente ainda não exibido (por exemplo, porque está em outra página), o Dash lança um erro, e aí entra o suppress_callback_exceptions=True
para permitir essa navegação dinâmica sem erro imediato.
De toda forma deixo abaixo algumas alternativas (sem suprimir exceções):
Modularização com namespaces de ID: Como citado na aula, prefixar os IDs dos componentes com o nome da página ou da funcionalidade ajuda a evitar conflitos de callbacks registrados em contextos diferentes.
Registrando callbacks apenas sob demanda: Uma abordagem seria mover o registro dos callbacks para dentro da função mostrar_pagina()
ou outra função executada no momento do carregamento da página. Isso exige controle explícito sobre quando e como os callbacks são vinculados, e pode ser complexo dependendo do projeto.
Então, apesar de o Singleton ser um padrão, ele não se aplica diretamente ao tipo de erro que ocorre aqui no Dash. A solução mais limpa (sem suppress_callback_exceptions
) envolve reestruturação mais profunda no projeto, enquanto usar suppress_callback_exceptions=True
com cuidado e bons nomes de ID pode ser aceitável em dashboards pequenos ou médios.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!