1
resposta

Problema com o server local

O mesmo problema que enfrentei quando fiz o primeiro curso de react enfrento agora, que é de simplesmente o server jar não funcionar, porém agora com mais dificuldade ainda.

Infelizmente não possuo mais pc e para fazer a instalação do Java JDK precisa criar uma conta. Instalo e sigo todo o passo a passo do "Mão na Massa" pra instalar o MySQL server. Após isso tudo, mesmo não conseguir montar o server, que eu já devia esperar como foi igual ao primeiro curso, desta vez o banco alternativo do link disponibilizado não funciona.

Já que eu suponho que seja somente para fazer requisição de um JSON, uma alternativa melhor não é apenas criar o servidor com Nodejs, assim como nos cursos de JavaScript avançado de ES6? É que realmente faz parecer que não é um curso de react, mas sim uma prova de resistência que tá aí só pra separar quem tem paciência suficiente para fuçar em fóruns pra buscar solução de algo que executaria em segundos com apenas um npm start.

Edit: Acabei de perceber que esqueci de copiar a última letra do link da API e então está tudo normal, porém ainda acho que a sugestão anterior muito mais vantajosa em relação ao arquivo jar, que apesar de eu não ter conhecimento de como funciona, arrisco dizer que pode até mesmo ser menos trabalhosa para quem tem o trabalho de criar o arquivo.

1 resposta

Fala ai Hennan, tudo bem? Na verdade o curso que você está fazendo é a continuação da parte um, sendo assim, o servidor será o mesmo.

Realmente, esse curso teve alguns problemas principalmente a questão do servidor local para desenvolvimento.

Na época era mais comum utilizar o Java com Spring e MySQL, mas, depois vimos que poderíamos ter feito em Node e talvez os problemas seriam menores.

Posso sugerir algo? Recomendo você parar o curso que você está fazendo e começar o novo curso de React:

https://cursos.alura.com.br/course/react-componentes-reutilizaveis

O mesmo foi regravado e atualizado, boa parte dos problemas foram minimizados e resolvidos.

Espero ter ajudado e peço desculpas pelos transtornos ou qualquer problema que esteja enfrentando.