3
respostas

Problema com o PATH (MacOS)

Olá, estou seguindo todos os procedimentos (acredito eu) que está informado no site do Flutter, porém, não estou conseguindo deixar o caminho no PATH fixo para poder fechar o terminal e ele ainda identificar os comandos do Flutter sem problemas em uma nova inicialização... alguém poderia me auxiliar? Utilizo MacOS. Agradeço desde já.

3 respostas

Bom dia Vitor, desculpe a demora!

Vamos lá:

Eu imagino que você esteja usando o comando

export PATH="$PATH:`pwd`/flutter/bin" Não é? Pois é, isso é complicado porque sempre que você fechar o terminal ele vai esquecer esse PATH kkk triste né?

Mas relaxa, tem solução:

Determine o caminho do seu clone do Flutter SDK. ( qual pasta?)

Abra (ou crie) o arquivo rc para seu shell. Digitar echo $ SHELL em seu Terminal informa qual shell você está usando. ( shell é um tipo de Terminal) Se você estiver usando o Bash, edite $ HOME / .bash_profile ou $ HOME / .bashrc. (Bash é outro tipo de terminal) Se você estiver usando o shell Z, edite $ HOME / .zshrc.

Se você estiver usando um terminal de comando diferente, me fala okay?

Adicione a seguinte linha e altere [PATH_OF_FLUTTER_GIT_DIRECTORY] para ser o caminho do seu clone do repositório git Flutter:

export PATH="$PATH:[PATH_OF_FLUTTER_GIT_DIRECTORY]/bin"

Abra uma nova janela de terminal e verifique se o diretório flutter / bin está agora em seu PATH executando:

echo $ PATH

Verifique se o comando flutter está disponível executando:

which flutter

Uffa, espero ansioso pela sua resposta!

Kako, essa explicação é a que consta na documentação do Flutter, porém já tentei realizar ela de diversas maneiras e não consegui. Meu terminal me retorna que eu não tenho permissão para acessar o zshrc, mesmo eu sendo o único usuário do computador (Adm) e mesmo eu tentando utilizar sudo.

Bom dia Vitor, você pode colar aqui pra gente a mensagem completa quando você tenta usar o zshrc?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software