3
respostas

Problema com o MySQL

Instalei o MySQL e recebi um erro quando fui ao terminal utilizar o comando informado:

fabio@fabio-K45VM:~$ mysql -u root ERROR 1045 (28000): Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO)

Estou usando o Ubuntu. Já desinstalei e instalei o MySQL diversas vezes e de diversas formas e não consegui resolver. Eu podeira utilizar o XAMPP que tenho instalado aqui para fazer o que for preciso de banco de dados?

3 respostas

Olá Fabio,

a senha é definida no momento da instalação do MySQL(acho que vc já sabe disso).

Por exemplo, digamos que instalei o SGBD com senha em branco(se isso ainda for permitido).

Então o comando será: mysql -u root -p aperta enter, vai pedir a senha, aperta enter de novo.

Se for escolhido uma senha, repete o procedimento acima e quando pedir a senha vc digita.

Se quiser utilizar o XAMPP também funciona, provavelmente ele fica na pasta /opt/

Att,

Eu não defini senha dessa última vez, por isso só coloquei "mysql -u root".

Quanto ao XAMPP eu não teria problemas, só estava querendo seguir o caminho da aula mesmo.

Eu acabei tendo um problema: após tentar fazer o procedimento pelo terminal, também está dando erro pelo XAMPP: O phpMyAdmin tentou ligar-se ao servidor MySQL, e o servidor rejeitou a ligação. Verifique o anfitrião, nome de utilizador e palavra-passe no config.inc.php e assegure-se que correspondem à informação fornecida pelo administrador do MySQL.