9
respostas

Problema com o jar - aplicação autores não sobe

Estou com tudo instalado nas versões solicitadas no curso, mas a aplicação dos autores não sobe.

Minhas versões de mysql e java são:

  • mysql 5.7.26
  • java 1.8.0_0202

Seguindo instruções no fórum rodei o comando abaixo para descobrir qual é o plugin usado no user root, embora não saiba o porque preciso saber isso:

mysql -u root
mysql> USE mysql;
mysql> SELECT User, Host, plugin FROM mysql.user;

O retorno foi:

+---------------+-----------+-----------------------+
| User          | Host      | plugin                |
+---------------+-----------+-----------------------+
| root          | localhost | mysql_native_password |
| mysql.session | localhost | mysql_native_password |
| mysql.sys     | localhost | mysql_native_password |
+---------------+-----------+-----------------------+

Segundo o instrutor caso root fosse auth_socket eu deveria rodar outro comando. Mas como não é auth_socket preciso saber o que devo fazer agora. Estou usando senha no mysql.

9 respostas

Fala aí Afrânio, tudo bem? Está dando algum erro? Consegue postar o erro? Ficaria mais fácil tentar lhe ajudar.

Fico no aguardo.

Tudo bem! Quando dou java -jar cdcreact-1.0.0-SNAPSHOT.jar não dá erro veja abaixo o retorno no terminal, mas a aplicação autores não sobe:

https://gist.github.com/afraniocosta/473da34b1f3135f71f194518f07353b6

Afrânio, bom dia!

Eu peço desculpas, pois ainda não tinha entendido a questão em geral. Quando você instalou o mysql, você inseriu uma senha, assim, o ao executar o .jar ele se conecta com o mysql, para essa conexão funcionar você precisa passar a senha que você escolheu na instalação do mysql. Para informar a senha, na aula 3 do curso, lá no finalzinho do exercício que configura o MySQL, tem o comando que você precisa executar para que o .jar considere a sua senha:

java -jar jar-cdc-react.jar -Dspring.datasource.password=SUA_SENHA_AQUI

Espero ter ajudado e bons estudos!

Mas então a aplicação não sobe porque não rodei esse comando? Seria isso? Posso estar enganado, mas no curso não tem a instrução para rodar esse comando:

java -jar jar-cdc-react.jar -Dspring.datasource.password=SUA_SENHA_AQUI

Felipe, Esse que vc passou é para MAC, eu uso Windows em casa.

Não seria esse comando e a senha?

mysql -u root -p

Faço isso, digito a senha e tenho o retorno abaixo, aparentemente tudo ok:

C:\Users\Afranio>mysql -u root -p
Enter password: ******
Welcome to the MySQL monitor.  Commands end with ; or \g.
Your MySQL connection id is 3
Server version: 5.7.26-log MySQL Community Server (GPL)

Copyright (c) 2000, 2019, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved.

Oracle is a registered trademark of Oracle Corporation and/or its
affiliates. Other names may be trademarks of their respective
owners.

Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the current input statement.

mysql>

Mas apesar disso não consigo acessar http://localhost:8080/api/autores

Não será problema com a porta 8080?

Felipe, pode me ajudar nisso? Estou a 4 dias sem resposta.

Afrânio, tudo bem? Esse comando não depende do sistema operacional. Você pode usar ele no Windows sim, ele só precisa do Java para funcionar.

Caso ainda não consiga, por favor, me manda um email em wanderson.sabino@caelum.com.br pra que a gente marque uma video chamada ou algo do tipo pra gente solucionar a questão.

Afrânio, alguma novidade?

O problema é porque provavelmente a configuração do seu MySQL está com usuário e senha.

Dessa maneira, você tentou subir a aplicação sem informar a senha, onde o MySQL acusou o erro informando que você precisa da senha para se conectar no banco.

O comando que o Felipe passou é para você passar parâmetro para sua aplicação Java, ele roda em qualquer plataforma que tenha o Java configurado.

java -jar jar-cdc-react.jar -Dspring.datasource.password=SUA_SENHA_AQUI

Vamos supor que sua senha seja 123, ficaria assim:

java -jar jar-cdc-react.jar -Dspring.datasource.password=123

Lembrando que para rodar o comando você precisa estar no mesmo diretório onde se encontra o arquivo jar-cdc-react.jar.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software