3
respostas

Problema com o emulador de Android

Não estou conseguindo executar o projeto no emulador de Android porque sempre da este erro:

Failed to launch Pixel 5 API 30: Error: Emulator didn't connect within 60 seconds

Antes eu até ignorava isso e testava nas aplicações de Windows e em navegadores de internet, mas neste projeto não tem essas opções e também percebi que no VSCode aparece esse mensagem na lista de problemas:

Can't use Java 20.0.2 and Gradle 6.7 to import Gradle project android.

Eu ando tendo esse problema desde que instalei o java no meu computador. Como posso resolver isso?

3 respostas

Olá, estudante.

Tudo bem?

Esse erro "Failed to launch Pixel 5 API 30: Error: Emulator didn't connect within 60 seconds", isso pode ser causado por vários motivos. Uma das possíveis soluções é fechar o emulador e o VSCode e tentar novamente. Se isso não funcionar, você pode tentar reiniciar o seu computador. Outra possível solução seria verificar se o emulador do Android Studio está atualizado. Para fazer isso, você pode abrir o Android Studio, ir até "Configure" > "SDK Manager" > "SDK Tools" e verificar se a opção "Android Emulator" está atualizada.

Em relação ao segundo problema, "Can't use Java 20.0.2 and Gradle 6.7 to import Gradle project android", parece que a versão do Java que você tem instalada não é compatível com a versão do Gradle. O Gradle 6.7 requer o Java 8 ou 11. Você pode verificar a versão do Java que está usando com o comando "java -version" no terminal. Se a versão for superior à 11, você pode precisar desinstalar essa versão e instalar o Java 8 ou 11.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Atualizei o emulador no Android Studio como sugeriu e reinciei o computador, mas ainda está dando "Failed to launch Pixel 5 API 30: Error: Emulator didn't connect within 60 seconds". Também percebei que no Output do VSCode aparece essa mensagem quando tento rodar o projeto no VSCode:

Starting device daemon...
[ERR] The Android emulator exited with code 1 during startup
[ERR] Android emulator stderr:
[ERR] WARNING | Please update the emulator to one that supports the feature(s): Vulkan
[ERR] INFO    | Ignore IPv6 address: f08c:c731:b401:0:106b:c731:b401:0 (2x)
[ERR] ERROR   | Running multiple emulators with the same AVD 
[ERR] ERROR   | is an experimental feature.
[ERR] ERROR   | Please use -read-only flag to enable this feature.
[ERR] Address these issues and try again.

Já aquele erro relacionado ao Gradle e o Java foram resolvido, só deixei minha IDE atualizar o Gradle e parou de dar esta mensagem.

Olá novamente.

Esquisito, o problema continua mesmo após a atualização.

Tenta alguma dessas soluções:

Verifique as configurações de Virtualização:

Certifique-se de que a virtualização está ativada em sua BIOS/UEFI. Isso é crucial para o desempenho do emulador. Reinicie o computador e acesse as configurações da BIOS/UEFI para habilitar a virtualização, se necessário.

Outra coisa é tentar alterar as onfigurações do Emulador:

Abra o Android Studio e vá para o AVD Manager (Android Virtual Device Manager). Edite as configurações do seu dispositivo virtual.

Experimente mudar a configuração do gráfico para "Software - GLES 2.0" em vez de "Hardware".

Use Outro Dispositivo Virtual:

Se possível, tente criar um novo dispositivo virtual com uma versão diferente do Android ou um dispositivo diferente para ver se o problema persiste.

  • OBS: Testa alguns dispositivios diferentes no emulador, quando eu fiz esse curso só alguns funcionaram para mim, e o que funcionou era diferente do utilizado no curso, porém para outros alunos o do curso funcionou certinho.

Testa, qualquer coisa manda aqui de novo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software